Aniversario da Cidade159 anos

Itaporanga Dajuda-SE


 





A cidade de Itaporanga D’ajuda, localizada a 29 Km de Aracaju, com cerca de 30 mil habitantes comemora seus 159 Anos de Emancipação Politica.

Sao 159 Anos de história de um município que foi e continua sendo expressão no cenário sergipano. 
É conferir. Tudo teve início com a chegada do grupo indígena liderado pelo cacique Surubi que chegou com seu povo à procura de melhores condições de vida. 
 Aqui aportando batizou o rio que acompanhava o adensamento florestal de Irapiranga que mais tarde os portugueses rebatizaram de Vaza-Barris. 
 À localidade o povo de Surubi chamou de Itaporanga que hoje pode ser traduzido de Pedra - Bonita. Mas essa localidade não durou pouco nas mãos dos índios que aqui viviam. 
No processo de Conquista do território sergipano, em 1590. Não foi uma entrega fácil, houve lutas, resistências e mortes, com o resultado final positivo para os portugueses.
 O povo de surubi perdeu suas terras para o povo português.  
Assim que a localidade denominada Itaporanga passou para o poder dos portugueses foi parcelada em lotes de terras, conhecidos por sesmarias, para serem utilizados como fazendas de criação de gado para atender as capitanias da Bahia e de Pernambuco. 
 A localidade se caracterizou como região criadora de gado por quase dois séculos. Mais no contexto desse período não se pode dizer que havia povoação. 
O que se podia notar era a sobrevivência da região com a denominação de Itaporanga como legado do povo de Surubi. 
A povoação começou a surgir com a família de sobrenome Sá Souto Maior com a devoção a Nossa Senhora da Ajuda na segunda metade do século XVIII.
 No surgimento da economia da cana- de- açúcar no vale do rio Vaza-Barris, consta nos arquivos sergipanos que os antepassados de Barnabé de Sá Souto Maior, proprietário do Engenho de nome coincidentemente Itaporanga, reservou uma parcela de terra de seiscentas braças para devoção a imagem da Ajuda e distribui lotas de terra para a população pobre que sobrevivia na região.
 Essa população mestiça anos após ano foi edificando suas casas de taipa e dando conformação de povoação à localidade. 
Ao passo que a economia da cãna ia se desenvolvendo nas margens do Vaza-Barris crescia também a importância da povoação enquanto núcleo populacional.
 A importância da povoação ganhou notoriedade econômico-social que em 30 de Janeiro 1845 Itaporanga foi elevada à categoria de freguesia.  
 A freguesia compreendia o espaço espiritual da região ou a paróquia como conhecemos hoje. Daí por diante começou o processo de separação com a cidade de São Cristóvão, uma vez que Itaporanga não era uma região independente.
Ao ser admitida como freguesia e pela importância econômica que possuía a elite política percebeu que estava na hora de reivindicar a independência política para Itaporanga. Reivindicaram, mas não foi um processo fácil. Os são critovenses não queriam a separação. Não houve jeito, a independência seria um processo irreversível.
Nove anos após ser reconhecida como freguesia Itaporanga ganhou status de vila.
 Em 1854, a Assembléia Legislativa Provincial reconheceu definitivamente a independência Política de Itaporanga, separando-a de São Cristóvão.
Hoje, passados 159 anos de história é possível fazer uma leitura do passado da cidade. 
Seu passado está no rosto mestiço e negro das pessoas que aqui residem, nos monumentos existentes, no rico folclore, tão bem visualizado na bandeira municipal.  
Significado do Nome

No século XX a vila de Itaporanga sofreu mudanças em sua denominação, passando ser chamada de Irapiranga, nome primitivo do rio Vaza-Barris. É que a legislação da época não admitia duplicidade de nomes de cidades. Como havia mais de duas cidades brasileiras conhecidas por Itaporanga, a lei da época determinava a mudança de nomes.
No entanto, o reconhecimento da vila como Irapiranga não durou muito, passou a ser novamente chamada de Itaporanga, só que dessa vez com o sobrenome D’Ajuda, para se diferenciar das demais. 

Aniversário da Cidade:
28 de Março 
Gentílico:
itaporanguense
População:
30.428 habitantes 
hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Clima:
Tropical  
Temperatura Média:
28º C 
hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:
Município da Região Leste Sergipano  
Limites:
São Cristóvão, Lagarto, Estância, Salgado, Aracaju, Areia Branca, Campo do Brito, Itabaiana  
Acesso Rodoviário:

Distâncias:
Da Capital:
27 Km  
Outras:


hspace=0 TURISMO:
Resumo:

Principais Pontos Turísticos:
Igreja Matriz Nossa Senhora D'Ajuda
Um ponto muito visitado pelos turistas que passam em Itaporanga D’Ajuda.
Esta matriz é um monumento muito cobiçado por historiadores de todo estado.
A padroeira nossa senhora D’Ajuda tem como data comemorativa o dia 02 de fevereiro, data em que a cidade recebe muitos turistas. 

hspace=0 EVENTOS:
Calendário de Janeiro a Dezembro:
- De 24 de janeiro a 02 de fevereiro o município comemora o dia alusivo a padroeira nossa senhora d’Ajuda neste dia a cidade recebe turista de toda parte do estado.
O pároco do município eleva esta religiosidade junto a comunidade.
Os turistas se confundem com a comunidade local durante o cortejo.

- A cidade de Itaporanga D’Ajuda no período junino adquire um colorido especial. As bandeirolas estão por toda parte, zona urbana e zona rural.
O São João de Itaporanga D’Ajuda  é completo, nele existe  os famosos e tradicionais grupos de forró pé de serra, o colorido das  quadrilhas juninas, a beleza dos casamento caipira e cavalgadas, pratos  típicos da época, fogos de artifícios,fogueiras,e muito arrasta pé.

- Aniversário da cidade   28 de Março
    
- Festa da Mangaba-Caueira   Mês de Abril
       
- Encontro Cultural Rural - Povoado Duro   25 de Outubro
   
- Festa do Caranguejo - Ilha de Men de Sá   Mês de Dezembro 
 
hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPORANGA D'AJUDA
E-mail: administracao@itaporanga.se.gov.br
Telefones: (79) 3264-2700
Sites: http://www.itaporanga.se.gov.br/
SUB-PREFEITURA:
E-mail:
Telefone:


Comentários