Mourinho muda estratégia: 'Alguns titulares podem ficar no banco'


29/04/2013 09h00 - Atualizado em 29/04/2013 12h38

Mourinho muda estratégia: 'Alguns titulares podem ficar no banco'

Treinador diz que sua única preocupação é com atuação do time merengue e pede 'menos inocência' com Lewandowski para bater alemães e ir à final

Por Cláudia Garcia, especial para o GLOBOESPORTE.COM Madri, Espanha
103 comentários
josé mourinho real madrid coletiva (Foto: Agência AP)Mourinho faz mistério na entrevista coletiva do Real:
"Podemos entrar em campo com uma escalação
diferente" (Foto: Agência AP)
Em meio a televisões que mostravam as últimas "remontadas" (como os espanhóis chamam as viradas) do Real Madrid nas competições europeias, contra Derby County, Anderlecht, Internazionale e Borussia Mönchengladbach, o técnico José Mourinho deu sua entrevista coletiva na véspera do jogo de volta contra o Borussia Dortmund, pelas semifinais da Liga dos Campeões. Neste ambiente motivador, o comandante luso mostrou extrema confiança em tirar a vantagem de 4 a 1 que o adversário conseguiu em Dortmund e adicionou uma pitada de mistério ao confronto. Diferentemente do que fez na Alemanha, não revelou a escalação para a partida desta terça-feira, às 15h45m (de Brasília) - o GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real a partir de 15h.
- Em Dortmund, eu anunciei a escalação do time na coletiva porque era óbvio. Eu sabia, o Klopp sabia, vocês sabiam, todos sabiam quem ia jogar. A única dúvida era a presença do Di María. Amanhã, a situação é completamente diferente. Podemos entrar em campo com uma escalação diferente, alguns titulares podem não jogar, e alguns jogadores que normalmente não jogam podem ser titulares. Podemos fazer algumas alterações sobre o sistema tático - disse Mourinho.
José Mourinho não revelou se a sua grande preocupação será o ataque – que contará com Cristiano Ronaldo recuperado da sua lesão muscular na coxa esquerda – ou a defesa, para evitar sofrer mais gols. A maior possibilidade é que Sergio Ramos volte à zaga, com Pepe sendo barrado para a entrada de Essien na lateral. Do meio para frente, Modric e Benzema poderiam ser as novidades. Porém, o técnico português deixou um recado para o seu time, sobretudo para a parte defensiva.
A minha equipe é inocente e pura. É tão inocente que um jogador como Lewandowski nos marcou quatro gols sem sofrer uma única falta"
Mourinho, sobre o jogo de ida
- A minha equipe é inocente e pura. É tão inocente que um jogador como Lewandowski nos marcou quatro gols sem sofrer uma única falta. Cristiano Ronaldo sofre cinco faltas em dez minutos. Eles nos ganharam fazendo um jogo lícito, e nós também somos uma equipe lícita. É desse modo que vamos jogar amanhã: concentrados, mas com agressividade mental, que é lícita, e sendo mais equipe do que no jogo de ida.
Apesar das repetições das imagens das viradas históricas do clube e dos vídeos gravados por Kaká, Sérgio Ramos, Cristiano Ronaldo e Higuaín, pedindo a ajuda da torcida, estarem passando em todos os televisores da sala, o técnico merengue não se mostrou preocupado com a torcida do Real.
- Só me interessa futebol. É um jogo de 90 minutos que nós começamos em desvantagem por 1 a 4. No futebol, tudo é possível, mas o jogo que fizemos em Dortmund foi tão ruim que, se jogarmos de modo semelhante, não vamos ‘remontar’. Vamos, sim, perder por mais - afirmou.
josé mourinho real madrid coletiva (Foto: Agência AP)José Mourinho na entrevista coletiva: pressão em casa por vitória na Champions (Foto: Agência AP)
José Mourinho repetiu várias vezes que acredita na virada, mas disse não gostar de arriscar "porcentagem" de chances. E disse que assume todas as responsabilidades em caso de fracasso.
- Praticamente em todos os times de futebol do mundo o êxito de uma vitória é de todos, e o fracasso é sempre do treinador. Aqui não é exceção. O recorde de pontos é do Real, mas o fracasso é do Mourinho - disse.
O Real precisa vencer o Borussia por 3 a 0 para se classificar à decisão. Em caso de inversão do placar em relação do jogo de ida, 4 a 1 para os merengues, a disputa vai para a prorrogação. Se o time alemão fizer dois gols, os espanhóis terão de abrir quatro de vantagem para se classificar. Mesmo não se importando com o poder de fogo do adversário, o treinador merengue fez questão de elogiar o rival. Segundo ele, a equipe germânica sempre esteve entre os favoritos para conquistar a Champions.
Não estou minimamente preocupado com o Borussia, estou apenas preocupado com o Real e em como vamos jogar"
Mourinho
- Não estou minimamente preocupado com o Borussia, estou apenas preocupado com o Real e em como vamos jogar. Sinto que será a partida mais importante do Real Madrid nos últimos 10 anos O Borussia tem uma equipe e um treinador muito bons. Desde o princípio, eu os considerava um dos favoritos ao título. Eles não são uma surpresa para mim – disse.
A vitória por 2 a 1 sobre o rival Atlético de Madrid no último sábado também servirá de motivação para o Real. Mourinho diz que a atuação contra os Colchoneros foi um exemplo a ser seguido por aqueles que entrarão em campo contra o Borussia. Conjunto é a palavra de ordem para o comandante merengue.
- Nós temos que tentar jogar futebol como uma equipe, um conjunto. No Vicente Calderón, fomos um exemplo de equipe unida. Este feito nos dá confiança para a partida de amanhã – afirmou.

Comentários