Hipotireoidismo: baixa tolerância à prática de exercícios é um sintoma



Hipotireoidismo: baixa tolerância à prática de 




exercícios é um sintoma

Falando mais sobre tireoide, vimos que ela com seus hormônios atua no coração e sistema circulatório, influindo no funcionamento do organismo

Por São Paulo
Comente agora
corredor cansado euatleta (Foto: Getty Images)Cansaço: baixa tolerância à pratica de exercícios é
um sintoma do hipoteroidismo (Foto: Getty Images)
Continuando nossa conversa sobre a tireoide, vimos que ela com seus hormônios atua diretamente no coração e em todo sistema circulatório, influindo na capacidade defuncionamento de todo organismo, tanto em repouso como na atividade física, seja qual for ela. Quando temos uma diminuição da produção dos hormônios T3 e T4, com elevação do TSH o quadro clínico é chamado de hipotireoidismo e dependendo do grau em que isso acontece, teremos um sensível prejuízo na oxigenação sanguínea, principalmente nos músculos usados num exercício, o que acarreta uma baixa tolerância geral para pratica da atividade física.
A sensação de muito cansaço físico é incompatível com a pouca quantidade de exercício que foi executado. Alguns corredores são até estigmatizados, considerados esportistas fora de forma, sem vigor, exagerados nas queixas de dores musculares, tudo levando a um desempenho físico fraco, um dos principais sintomas do hipotireoidismo.
Alguns fatos são relevantes, nos pacientes com essa doença, a baixa força muscular geral, eleva muito o risco de quedas. Os níveis da pressão arterial, na maioria dos casos, passam a ficar mais elevados, precisando até de tratamento medicamentoso específico dessa pressão alta, além do tratamento com medicações á base de hormônios da tireoide.
Percebe-se então, como o fato de não se sentir bem numa atividade física, é relevante para o esportista queixoso, necessitando de investigação médica que, sem dúvida, inclua o funcionamento da tireoide. É sabido que no hipotireoidismo poderemos ter vários sintomas isolados ou uma soma deles, como os baixos batimentos cardíacos por minuto, sonolência pelo dia todo, queda de cabelo, pele seca, alterações do funcionamento do aparelho digestivo, ganho de peso, crescimento da tireoide no pescoço, chamada de bócio ou papeira.
Apesar de não ser o foco deste artigo, as causas conhecidas podem ser genéticas ou ambientais (poluição, estresse, alguns medicamentos que mexem com o funcionamento da tireoide) e até devido a tumores, falta de iodo na alimentação e etc.
Nabil Ghorayeb (Foto: Editoria de Arte / EUATLETA.COM)

Comentários