Prefeitura de Itaporanga realiza a 4ª Conferência Municipal do Meio Ambiente

Prefeitura de Itaporanga realiza a 4ª Conferência Municipal do Meio Ambiente


A Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente, promove a 4ª Conferência Municipal do Meio Ambiente (CMMA) com o tema Vamos Cuidar do Brasil – Resíduos Sólidos 2013. A solenidade de abertura acontece nesta terça-feira (18), no Auditório Municipal, localizado no Centro da cidade, a partir das 07h da manhã.
A Conferência é promovida com o objetivo de divulgar a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), criando um ambiente participativo para fortalecer as discussões entre os setores público e privado. A 4ª Edição da Conferência Municipal acontece em consonância com a 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, a ser realizada entre os dias 24 e 27 de outubro, em Brasília, cujo tema principal é Resíduos Sólidos.
Entre os temas a serem abordados pela Conferência Municipal estão a Produção e Consumo Sustentável, Redução dos Impactos Ambientais, Geração de Emprego e Renda, Educação Ambiental, entre outros.
De acordo com a secretária municipal de Saúde e Meio Ambiente, Elisônia Moura Lisboa, um dos objetivos da Conferência é conscientizar a população da importância na preservação do meio ambiente e na construção de uma cidade com qualidade de vida.
“A Conferência tem muitos objetivos, como, por exemplo, abrir caminhos para que as pessoas entendam os deveres enquanto cidadãos para alcançarmos a sustentabilidade. Ou seja, cada um colaborando com a gestão pública de Itaporanga para alcançarmos nossos objetivos”, pontua a secretária.
Para a prefeita Maria das Graças (Gracinha), a participação da população é indispensável na construção de ideias e projetos. Ela avalia a Conferência como um avanço das políticas sociais e ambientais.
“Nós almejamos que os resíduos gerados tenham a destinação correta, a disseminação cada vez maior da educação ambiental. A nossa gestão tem esse compromisso, o compromisso com o meio ambiente”, enfatiza Gracinha.
Com o tema “Vamos Cuidar do Brasil”, a Conferência Municipal do Meio Ambiente discutirá também a importância de o município ter um Plano de Gestão de Resíduos Sólidos e implementar a coleta seletiva de resíduos urbanos, contribuindo para a inclusão dos catadores de materiais recicláveis.
Programação
7h – Credenciamento dos participantes, Apresentação do NASF
8h – Lanche (Café da Manhã)
9h – Abertura:
9h20 – Apresentação da Metodologia e Programação
9h30 – Palestra sobre Resíduos Sólidos
10h30 – Debate sobre a Palestra (Perguntas e Respostas)
11h – Encaminhamento dos participantes ao Ginásio de Esportes para Inscrição nos Grupos Temáticos
11h20 – Inscrição dos Participantes nos Grupos Temáticos
12h – Almoço
13h30 – Retorno para Trabalho dos eixos e início dos debates
14h30 – Consolidação das Propostas geradas nos Grupos por Eixos Temáticos pelos Relatores de cada Eixo para serem encaminhadas a plenária
15h – Inscrição dos Candidatos a Delegados
15h30 – Retorno a Plenária para leitura das ações e defesa das propostas
16h50 – Leitura Final das Ações Priorizadas: Eleição e Resultado da Eleição dos Delegados
17h – Encerramento
T. Dantas Comunicação

Comentários