'Bandidos', diz presidente da Câmara de Campinas sobre manifestantes

'Bandidos', diz presidente da Câmara de Campinas sobre manifestantes

Campos Filho afirma que 'vai atrás' de depredadores para cobrar prejuízos.
Cerca de 150 jovens ocuparam o plenário e foram retirados à força pela PM.

Do G1 Campinas e Região
71 comentários
Presidente da Câmara, Campos Filho, acionou a tropa de choque para retirar manfiestantes em Campinas (Foto: Lana Torres / G1)Presidente da Câmara, Campos Filho, acionou a
tropa de choque (Foto: Lana Torres / G1)
O presidente da Câmara de Vereadores de Campinas (SP), Campos Filho (DEM), chamou de “facínoras e bandidos” os manifestantes que ocuparam o plenário do Legislativo entre a noite de quarta-feira (7) e a madrugada desta quinta-feira (8) reivindicando melhorias no transporte. Houve depredação no prédio público e o democrata acionou a Tropa de Choque da Polícia Militar (PM), que retirou os jovens, um a um e à força, e os encaminhou à delegacia. A ocupação durou cerca de quatro horas.
“Os bandidos foram presos, levados para a cadeia, fichados um por um. Estes facínoras inconsequentes, que acabaram sendo punidos e agora serão responsabilizados pelos danos que cometeram”, disse Campos Filho após a detenção de pelo menos 120 manifestantes. Segundo informações do delegado plantonista do 4º Distrito Policial, Nuno Álvarez, os dados pessoais foram colhidos durante a madrugada. Na manhã desta quinta-feira, todos haviam sido liberados.
De acordo com a Polícia Civil, após a análise das imagens do circuito interno de segurança da Câmara, serão identificados os manifestantes que poderão responder por dano ao patrimônio público.
Invasão
O grupo chegou à Câmara durante a sessão ordinária desta quarta, por volta das 19h30. Com a chegada dos manifestantes, a reunião foi interrompida e, conforme o grupo invadia a área dos vereadores no plenário, os parlamentares se retiraram. A princípio, não houve depredação, mas quando um grupo notou a presença da Polícia Militar no interior do prédio, mesas, cadeiras, placas, bandeiras e equipamentos eletrônicos foram destruídos. Paredes e a tribuna foram pichadas com símbolos anarquistas.
Plenário foi deprdado por manfiestantes durante ocupação na Câmara de Campinas (Foto: Lana Torres / G1)Plenário foi depredado por manifestantes em ocupação da Câmara de Campinas (Foto: Lana Torres / G1)
‘A conta vai pra eles’
Após a intervenção da Tropa de Choque da PM e detenção do grupo, o Instituto de Criminalística (IC) realizou perícia no local. O presidente da Casa informou que após a ação dos peritos, fará um levantamento dos bens perdidos e cobrará dos responsáveis o prejuízo. “Vou fazer um levantamento e vou mandar a conta para eles. Eu vou atrás deles. A Câmara vai atrás deles, da família e vai responsabilizá-los para que eles ressarçam o prejuízo causado à cidade de Campinas”, falou.
Tropa de Choque retira manifestantes da Câmara de Campinas (Foto: Reprodução / EPTV)Tropa de Choque retira manifestantes da Câmara
de Campinas (Foto: Reprodução / EPTV)
Espaço público
Durante o período de ocupação, vereadores se reuniram para discutir que medidas deveriam ser tomadas. Havia a dúvida sobre a necessidade de uma autorização judicial para amparar a retirada dos manifestantes com força policial. Parlamentares da oposição garantiram que o presidente da casa pediu uma liminar, que teria sido negada pela Justiça. Campos Filho nega que tenha feito esse pedido e afirmou ter agido para evitar ação criminosa no plenário.
“São pessoas que só entendem a linguagem policial. Então, não houve interferência policial porque a Justiça mandou, não. Quem mandou foi o presidente da Câmara, apoiado pelos vereadores. Se acontecer de novo, eu vou agir da mesma maneira”, falou. Os vereadores da oposição (PT e PSOL) afirmam, entretanto, que nem eles e nem o tucano Artur Orsi foram coniventes com a atitude do presidente.
Para o advogado dos manifestantes, Vandré Paladine Ferreira, o presidente da Casa agiu ilegalmente quando permitiu que a Tropa de Choque retirasse à força os manifestantes. “Deveria ter sido respeitado o procedimento da autoridade judiciária para autorizar a reintegração de posse. E esse procedimento foi suprimido”, disse.
Manifestantes ocupam a Câmara de Vereadores em Campinas (Foto: Lana Torres / G1)Manifestantes ocupam a Câmara de Vereadores em Campinas (Foto: Lana Torres / G1)
 
 
da redação.
Vereador o povo tem o direito de reivindicar os direitos de cidadão, o senhor é funcionário do povo
lembre que quem  lhe colocou ai pode lhe tirar.

Comentários