Prefeitura adota medidas emergenciais para conter avanço do mar na Praia da Caueira

Prefeitura adota medidas emergenciais para conter avanço do mar na Praia da Caueira


A prefeita de Itaporanga D’Ajuda, Maria das Graças (Gracinha), participou na manhã desta sexta-feira (09), no Hotel Radisson, do Seminário de Desenvolvimento Regional e Turismo do Nordeste, realizado pela primeira vez em Aracaju.
Aproveitando as presenças do governador em exercício Jackson Barreto, do ministro do Turismo, Gastão Vieira, e do secretário de estado do Turismo, Elber Batalha Filho, a prefeita Gracinha, juntamente com a secretária municipal de Cultura e Turismo, Railda Araújo, apresentou as demandas do município de Itaporanga na área turística.
Após as reivindicações da prefeita, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Turismo, e o Governo Federal, através do Ministério do Turismo, asseguraram que a Orla da Caueira será totalmente revitalizada.
 Prefeitura adota medidas emergenciais para conter avanço do mar na Praia da Caueira. (Divulgação)

Prefeitura adota medidas emergenciais para conter avanço do mar na Praia da Caueira. (Divulgação)
A prefeita Gracinha elogiou as medidas anunciadas pelo governo e enalteceu a importância do trabalho em parceria.
“Essa é uma reivindicação importante por que o mar avança cada vez mais e precisamos preservar a nossa orla, que, infelizmente não teve o cuidado necessário pela gestão passada. Fico feliz com essas ações que serão realizadas pelo governo do estado e pelo governo federal. Com essa parceria tenho certeza que a Orla da Caueira será revitalizada e ganhará maior destaque no cenário turístico de nosso estado”, comemora a prefeita.
Ações preventivas
Para conter o avanço das águas do mar, a Prefeitura de Itaporanga, através da Secretaria Municipal de Obras, adotou esta semana medidas emergenciais na Orla da Caueira. Com ajuda de um trator, uma retroescavadeira e vários caminhões, 61 caçambadas de aterro e pedras – totalizando 700 metros cúbicos – foram colocados na área para impedir que as águas do mar alcancem os bares instalados em toda extensão da orla marítima.
Visita
No início de maio o secretário Elber Batalha e sua equipe técnica, juntamente com a prefeita Gracinha e técnicos municipais, estiveram na Orla da Caueira verificando as condições de infraestrutura, após o avanço do mar. Na ocasião, o secretário estadual havia prometido adotar medidas emergenciais, além de preparar um projeto para a revitalização da orla.
Curso
Atendendo solicitação da prefeita Gracinha, a Secretaria de Estado do Turismo dará início, na próxima semana, ao Curso de Capacitação Artesanal para artesãos e trabalhadores de bares e restaurantes da Orla da Caueira, a ser realizado no Centro de Atendimento ao Turista, na Praia da Caueira.
T.Dantas Comunicação

Comentários