Projeto do Deputado estadual Gustinho Ribeiro, que facilita emprego seguirá para sanção de Jackson Barreto

Projeto de Gustinho que facilita emprego seguirá para sanção de Jackson Barreto


 Líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Gustinho Ribeiro.(Foto: Maria Odilia/Alese)
Líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Gustinho Ribeiro.(Foto: Maria Odilia/Alese)
Conseguir o primeiro emprego é a maior dificuldade hoje dos jovens e daqueles que se formaram em escolas técnicas ou até mesmo no ensino superior. A grande maioria das vagas exige, como pré-requisito fundamental, experiência comprovada. E é justamente por não terem experiência, que se forma um grande número de pessoas, com idade ativa, fora do mercado de trabalho.
Pensando em combater essa realidade, o deputado Gustinho Ribeiro (PSD), líder do Governo na Assembleia Legislativa, apresentou um projeto de lei (53/2011), instituindo no Estado, o programa “Meu Primeiro Emprego” como política permanente. Tramitando há quase dois anos na Casa, o PL foi aprovado na semana passada pelo plenário e seguirá para a sanção do governador em exercício, Jackson Barreto (PMDB).
Segundo Gustinho Ribeiro, seu projeto reserva 10% das vagas nas empresas que recebem incentivos fiscais do Governo para pessoas que nunca tiveram experiência em empregos formais. “Não atinge só jovens, qualquer pessoa, de qualquer idade, poderá participar. Só precisa que não haja registro na sua carteira de trabalho. Com isso, estamos facilitando o ingresso dessas pessoas no mercado de trabalho, o que significa um ganho enorme para elas e suas famílias”, destacou.
De acordo com o deputado, nos últimos cinco anos, através do Programa de Desenvolvimento Industrial, o Governo de Sergipe conseguiu atrair diversos empreendimentos na capital e no interior, gerando renda e emprego para os sergipanos. “As indústrias chegaram, se instalaram, e hoje estão em plena atividade, mas é preciso haver uma contrapartida. Nesse caso, seria oferecendo vagas para que, comprovadamente, não teve emprego com carteira assinada. Assim, todos saem ganhando”, avalia Gustinho Ribeiro.

Comentários