Agricultoras de SE trabalham unidas na produção de receitas saborosas


Agricultoras de SE trabalham unidas na produção de receitas saborosas

Curso incentiva o aproveitamento do que é produzido pelas agricultoras.
Elas apostam na capacitação para aumentar a renda das famílias.

Do Globo Rural
Comente agora
Agricultoras de Sergipe apostam na capacitação para aumentar a renda das famílias. Elas transformam o que produzem em delícias da culinária.
No assentamento Luiza Mahin, município de Itaporanga d'Ajuda, região centro-sul de Sergipe, 25 famílias plantam de tudo um pouco, como milho, macaxeira e hortaliças.
Duas vezes por semana Josefina Santos e outras agricultoras da comunidade deixam a roça  mais cedo e se dedicam a um compromisso que tem transformado a vida delas.
Elas são alunas de um curso de culinária oferecido por um centro comunitário em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Em um ano, as alunas já aprenderam a fazer muitas delícias, como bolo de macaxeira, de puba e de mangaba.
A agricultora Romária de Jesus cedeu a casa para as aulas. Juntas, elas enxergaram no curso a oportunidade de ganhar um dinheiro extra e já conseguiram comprar um fogão industrial para aumentar a produção.
O que se pretende com o curso não é apenas ensinar novas receitas e aprimorar o conhecimento das mulheres, mas incentivar o uso do que é produzido por elas. "Elas aproveitam tudo o que têm de recursos, no caso, substituem o açúcar cristal pelo mel, a margarina pela manteiga, aproveitam a farinha desidratada da macaxeira para a produção de bolos", explica Aparecida Lima, culinarista e técnica em alimento.
As agricultoras ganham, em média, R$ 300 por mês vendendo quitutes como um delicioso Pão de Mel.
Ingredientes
1 xícara de mel
3 colheres de sopa de manteiga
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de cravo em pó
½ xícara de leite
1 colher de chá de café solúvel
1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio
2 e ½ xícaras de farinha de trigo
Modo de preparo
Misture o mel e a manteiga até virar um creme. Em seguida, adicione a canela, o cravo e misture mais. Em uma vasilha separada, acrescente o leite, o bicarbonato e o café solúvel.
Junte tudo e depois coloque a farinha de trigo. Misture bem. Coloque a massa em forminhas untadas com manteiga e polvilhadas com farinha de trigo e leve ao forno médio por 30 minutos.
A receita rende 25 unidades.

Comentários