Itaporanga sediará a I Expofeira de Caprinovinos

O município de Itaporanga D´Ajuda sediará a partir desta sexta-feira, 30, a I Expofeira Caprinovinos de Sergipe. O evento prossegue até o domingo, no Parque Araticum, localizado no povoado de mesmo nome, e reunirá criadores de caprinos e ovinos da de diversas regiões do estado.
Foto: Grupo de wattsap Itaporanga Noticias.
Foto: Grupo de wattsap Itaporanga Noticias.
O Expofeira será aberta oficialmente às 9hs e contará com diversas atividades. No primeiro dia serão promovidas as palestras ‘Viabilidade da ovinocaprinocultura’, ministrada pelo médico veterinário Ney Pires, ‘Por que criar cabras leiteiras’, sob responsabilidade do consultor do Sebrae Francisco José de Araújo Portela, e ‘Sanidade de caprinos e ovinos’, conduzida pelo médico veterinário Marcos Franco.
Diariamente também será promovido o tradicional torneio leiteiro, que premiará os animais que mais se destacam em relação ao volume de leite produzido. A programação do evento também inclui o I Bode Fest, um festival destinado à promoção e divulgação dos caprinos.
As atividades incluem a apresentação e degustação de pratos ligados à culinária ‘bodística’, além do Bode de Laço, uma competição criada para premiar os melhores laçadores de bode. O festival contará ainda com a Balança de Ouro, uma disputa que premiará os participantes que acertarem o peso de um animal selecionado pela organização.
“A proposta é mostrar ao público que a criação de cabras e ovelhas é um negócio viável e que em Sergipe tem rendido bons frutos. Estamos presenciando uma grande evolução na qualidade dos rebanhos nos últimos anos, com investimentos em melhoramento genético e, consequentemente, um aumento nos valores pagos pelos animais. Queremos que a atividade se fortaleça ainda mais no estado”, explica o analista do Sebrae e gestor do Projeto Cordeiro e Cabrito de Qualidade, Antônio Cardoso.
A Expofeira é realizada por meio de uma parceria entre o Sebrae e a Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos e seus derivados do estado de Sergipe (Acodes). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (79) 9978-0988.

Informações do Portal NE Noticias.

Comentários