Homem é condenado a 16 anos de prisão por esquartejar e salgar corpo


Cosme no momento em que indicava onde estava o corpo (Foto: Gilson de Oliveira).
Cosme no momento em que indicava onde estava o corpo (Foto: Gilson de Oliveira).
O juiz Paulo Teles Barreto, da 1ª Vara Criminal de Itabaiana, condenou Cosme Ramos de Andrade, 34 anos, a 16 anos de prisão em regime fechado, pelo assassinato e esquartejamento de Dones de Jesus Santos, 24 anos, ocorrido em junho de 2012. Ele ainda utilizou cerca de dez quilos de sal para estancar o sangue e colocar o corpo dentro de um saco e jogado próximo a um açude.
Durante o julgamento que durou cerca de cinco horas, a defesa de Cosme feita pelo defensor público Fillype Mattos Rigaud de Andrade sustentou a versão de legitima defesa já que a vitima teria, supostamente, tentado atingir Cosme com um facão, que revidou acertando um disparo na testa de Dones. Quanto a ocultação do cadáver, o defensrou requereu um atenuante da confissão, já que o condenado teria confessado ter ocultado o corpo.
Os argumentos da defesa não foram suficientes para convencer os jurados que decidiram pela culpa de Cosme nos dois crimes: homicídio qualificado e ocultação de cadáver. No final do julgamento, o juiz determinou uma pena total de 16 anos de prisão em regime fechado mais 20 dias de multa.
O crime
No dia 16 de junho de 2012, Dones chegou com um facão na casa de Cosme com a possível intenção de mata-lo. Em posse de um revólver calibre 38, Cosme efetuou um disparo que acertou a testa da vítima. A partir deste momento, o acusado mostrou frieza e com o facão utilizado por Dones, o esquartejou.
Logo depois Cosme colocou o corpo dentro de um saco e jogou cerca de nove quilos de sal para estancar o sangue. Na madrugada do domingo, 17, deixou a residência e seguiu até uma região nas proximidades do Açude da Marcela e abandonou o corpo em uma estrada vicinal.
Com informações do Jornal da Cidade.net 

Comentários