PM reforça segurança dos usuários do transporte público

Há cerca de um mês, visando atender aos anseios da população, a Polícia Militar de Sergipe implantou uma estratégia de reforço do policiamento ostensivo, visando prevenir a prática de crimes contra os usuários dos transportes públicos na Grande Aracaju. As rondas e blitze acontecem diariamente desde 27 de março, entre as 4h e as 9h, quando se registra um aumento no fluxo de pessoas que se deslocam para o trabalho nos transportes coletivos.
Foto: PM/SE
A operação é fruto das ações conjuntas dos Batalhões de Polícia Comunitária com unidades especializadas da Polícia Militar – Batalhão de Choque (BPChq), Batalhão de Radiopatrulha (BPRp) e Grupamento Especial Tático de Motos (Getam). As abordagens e revistas a pessoas e veículos e a própria ação de presença da polícia nas primeiras horas do dia já resultaram em prisões e apreensões, recuperação de veículos roubados e armas de fogo.

De acordo com o Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC), que repassou as diretrizes da operação às unidades e subunidades envolvidas, os resultados das ações ao longo do primeiro mês são animadores. Dados parciais das abordagens que vêm sendo desenvolvidas com o fito de minimizar as ocorrências em pontos de ônibus e táxis revelam que, no período de 27 de março a 27 de abril, somente o Getam registrou 32 prisões, recuperou 23 veículos com restrição de roubo/furto e retirou três armas de fogo de circulação.

Na madrugada do dia 27 de março, durante rondas no bairro Olaria, policiais do Getam prenderam cinco pessoas, dentre elas um adolescente de 17 anos, em poder de uma pistola calibre .40 com doze munições. O grupo circulava em um veículo Celta, de cor preta, pela avenida Santa Gleide, quando foi abordado. Os envolvidos foram identificados como Charles Vieira dos Santos, de 24 anos, Marcio Faustino da Silva, de 30 anos, Lucas Souza Bispo dos Santos, de 21 anos, João Carlos da Silva Santos, de 21 anos, e o menor de idade, conhecido como “Pica Pau”.

Já nas primeiras horas do dia 8 de abril, a PM prendeu Denisson da Conceição Santos, 25 anos, e com ele apreendeu um revólver calibre 38, com cinco munições intactas, 08, durante rondas ostensivas no conjunto Bugio. O indivíduo transitava em uma motocicleta Honda CG Titan 150, pela rua Bela Vista, quando foi flagrado pela equipe do Getam com a arma de fogo.

A PM tem intensificado as rondas ostensivas e incrementado o policiamento em pontos estratégicos da área metropolitana de Aracaju. Os bairros atendidos foram escolhidos após avaliação dos dados do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) referentes às localidades com maiores índices de ocorrências de crimes nas primeiras horas do dia.

“O intuito é controlar os índices de criminalidade a partir do trabalho preventivo e ostensivo da Polícia Militar e permitir, assim, que os cidadãos que fazem uso do transporte público sintam-se mais protegidos no deslocamento para suas atividades estudantis e laborais”, salientou o capitão Diego Paiva, oficial auxiliar do Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC).

Informações da PM/SE.

Comentários