Uso de placas 'Mercosul' é adiado no País

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) adiou em um ano a obrigatoriedade de implantação das novas placas veiculares, que terão o mesmo padrão para todos países membros do Mercosul, para 1º de janeiro de 2017. A data anterior para aplicação era 1º de janeiro de 2016.



Esse adiamento foi porque o sistema de informática que vai cuidar da criação de combinação de números e letras não está pronto e os padrões de segurança na fabricação das placas ainda não foi concluído.

Mudanças. As novas placas serão obrigatórias apenas para novos emplacamentos, não para carros já emplacados, em que será opcional a troca. A nova placa será com fundo branco, terá mais letras e menos números, variando a cor da fonte para identificar o tipo de veículo.

As letras pretas serão para veículos de passeio e para carros comerciais será vermelho. Carros oficiais terão letras azuis, as de teste serão verde, de carros diplomáticos serão douradas e de colecionadores - as antigas placas pretas - serão prateadas. A medida será como as das placas atuais, com 40 centímetros de comprimento e 13 cm de largura.

Informações do Portal Estadão.

Comentários