Polícia apresenta criminosos responsáveis por cerca de 20% dos homicídios da Grande Aracaju

A Secretaria de Segurança Pública, através das Polícias Civil e Militar, apresentou nesta sexta-feira, 29, na Academia de Polícia Civil (Acadepol), o balanço parcial da Operação Concórdia deflagrada nesta quinta-feira com o intuito de cumprir 70 mandados judiciais, sendo 30 mandados de prisão e 40 de busca e apreensão. Até o momento, 27 integrantes de facções rivais foram presos e um foragido da Justiça identificado como José Carlos Lima dos Santos, vulgo “Morrendo, faleceu após reagir a incursão policial.
 27 integrantes de facções rivais foram presos e um foragido da Justiça identificado como José Carlos Lima dos Santos, vulgo morrendo, faleceu após reagir a incursão policial. (Foto: SSP/SE)
27 integrantes de facções rivais foram presos e um foragido da Justiça identificado como José Carlos Lima dos Santos, vulgo morrendo, faleceu após reagir a incursão policial. (Foto: SSP/SE)
Também houve a apreensão de um adolescente apontado como autor do homicídio de um filho de um policial militar. O crime ocorreu há cerca de três meses e o menor levou os policiais até o local onde teria enterrado o corpo. Além disso, foi apreendido cinco revólveres calibre 38, uma pistola ponto 40, uma espingarda com luneta, uma arma de fabricação caseira e dezenas de munições.
De acordo com o diretor do Complexo de Operações Policiais Especiais (COPE), Jonathas Evangelista, as prisões foram efetuadas no Bairro Santa Maria, em Aracaju, e em São Cristóvão e o adolescente foi apreendido em Capela. “As investigações duraram mais de 120 dias. Conseguimos levantar que o que ocorria no Santa Maria era uma verdadeira guerra de facções criminosas disputando o tráfico de drogas e, por conta disso, elevando as taxas de homicídios da Grande Aracaju”, explicou.
Segundo análises da SSP, cerca de 20% dos homicídios registrados na região metropolitana estavam ocorrendo naquela área. “Precisamos parabenizar a forma moderna e cirúrgica que a polícia atuou nesse caso. É necessário parabenizar todos os policiais militares e civis e eu tenho certeza que com essas prisões serão elucidados diversos outros crimes. Isso certamente fará reduzir a violência naquela região”, disse o secretário de Segurança Pública, Mendonça Prado.

Mendonça ressaltou que a polícia dará continuidade ao trabalho de saturamento na região a fim de evitar ações de novos sucessores. O comandante geral da Polícia Militar, coronel Maurício Iunes, destacou, ainda, que faltam outras pessoas serem presas e pediu a colaboração da comunidade no sentido denunciar os traficantes. Iunes também explicou as circunstâncias em que um sargento foi preso pela operação.
“Ele foi encontrado com munições que não tinham o devido controle da Corporação. As investigações estão sendo realizadas e se houver um vínculo dele com estas facções a Corporação não permitirá”, explicou. O comandante explicou que há alguns meses o policial fez uma abordagem fora dos padrões contra um casal nas proximidades de um hospital particular no Bairro São José. Na oportunidade, o policial sacou uma arma contra o motorista do veículo. O sargento encontra-se preso no Presídio Militar.
O delegado do COPE, Fábio Pereira, disse que as duas facções dominavam a área e tinham o intuito de comandar o espaço do rival. Um dos líderes da quadrilha foi identificado como Adriano Gonzaga, conhecido como ‘Adriano Mago’, e é suspeito de vários homicídios e no passado também foi preso por tráfico de drogas com cerca de 300 quilos de maconha e 12 de cocaína. “Ele continua foragido, mas pedimos a população que o denuncie por meio do Disque-Denúncia 181”. O braço direito de Adriano foi preso nesta quinta-feira. Trata-se de Anderson Neres Santos, ‘Neguinho’ ou ‘Satanás’.
Para o delegado-geral, Everton Santos, a operação foi um sucesso dos setores inteligência e operacional das polícias. “Esperamos que a partir dessas prisões possamos desvendar mais de 50 crimes, desde tráfico de drogas, homicídios, latrocínios, roubo de veículos e formação de quadrilhas. Devemos desencadear outras operações porque se trata de uma área conflitiva e vamos buscar levar a paz para aquela comunidade. Não conseguimos deter todos, mas temos uma preocupação muito grande porque quando se trata de tráfico de drogas, a prisão de um dos líderes leva a ser substituído por outro. Em virtude disso, vamos reforçar o policiamento no local”, disse.
As operações vão continuar e na madrugada desta sexta-feira, 29, o Batalhão de Choque já apreendeu novas armas de fogo na região. A operação concórdia contou com mais de 300 policiais de diversas unidades das Polícias Militar (CPMC), como COE, Radiopatrulha, Choque, GETAM, Cavalaria, 1ª Companhia e 4ª Cia do 1º BPM; e da Polícia Civil, como COPCAL, COPCI, GERB, DHPP e DENARC, Canil do Corpo de Bombeiros e o Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Secretaria de Segurança Pública participaram da operação. Nesta sexta-feira será concedida uma coletiva à imprensa para esclarecimentos sobre os primeiros resultados da primeira fase da operação.
O secretário Mendonça Prado frisou que os investimentos do Governo de Sergipe estão dando uma resposta efetiva aos sergipanos. “O governo está promovendo concurso para agentes e escrivães da Polícia Civil, concurso para a PM, inclusive estamos formando mais 300 PMs. Estamos nesse ano de 2015 num processo de transição, de reestruturação para ingressarmos no ano de 2016 como uma nova política de segurança”.

Informações da SSP/SE

Comentários