Unidos do Arrasta Pé vence o Concurso de Quadrilhas Juninas de Itaporanga

autoridades (420x252)
Comemorar os festejos juninos e valorizar as tradições culturais do município. Com este objetivo, a Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda promoveu no sábado (27), no Ginásio de Esportes, na sede do município, o 19º Concurso de Quadrilhas Juninas. O concurso contou com a participação de seis Quadrilhas, que tiveram o apoio e patrocínio da Prefeitura.
O 19º Concurso de Quadrilhas Juninas teve por objetivo valorizar, difundir e incentivar a prática de uma das mais populares manifestações culturais do Nordeste.
comemoração (420x252)A prefeita Maria das Graças (Gracinha) acompanhou o Concurso de Quadrilhas e destacou a importância do incentivo às tradições regionais.
“Estamos aqui para torcer e valorizar essa cultura da nossa região, que é o concurso de quadrilhas. Essa é uma tradição que não pode acabar jamais, pois estão enraizadas nas manifestações culturais do nosso povo. E a prefeitura de Itaporanga está fazendo sua parte, ou seja, patrocinando essas quadrilhas para que viabilizasse essas belíssimas apresentações. Aproveito para agradecer a todos os funcionários da Prefeitura, em especial aos funcionários das Secretarias de Cultura e Turismo e Assistência Social pelo trabalho que desempenharam na organização desse belíssimo evento”, salienta a prefeita.
entrega de trofeu2 (420x281)O Concurso de Quadrilhas, que teve a coordenação da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, lotou o Ginásio de Esportes. Milhares de pessoas compareceram ao local do evento e elogiaram a iniciativa da Prefeitura, como testemunha a estudante Márcia Ferreira.
“Estou emocionada com este belo Concurso de Quadrilhas em nossa cidade. Todas as Quadrilhas se apresentaram muito bem e tenho certeza que os jurados vão ter muito trabalho para eleger a melhor. Também estou aqui para valorizar essa cultura que não pode acabar jamais, e também, parabenizar a prefeita Gracinha pelo incentivo que ela vem dando as tradições culturais de nossa terra”, reconhece a estudante.
prefeita discursa (420x301)O diretor de Cultura, Bráulio Costa, um dos coordenadores do Concurso de Quadrilhas, destacou a organização do evento e a participação da população.
“Estamos todos felizes pela grande participação da população e pelo sucesso desse evento. Tudo foi muito bem preparado para que o Concurso fosse um sucesso, como de fato foi. E a gente não pode deixar de enaltecer a participação direta da prefeita Gracinha que deu todo o apoio necessário para que esse evento acontecesse. E, claro, agradecer também as milhares de pessoas que marcaram presença. Afinal, sem o público a festa não teria o mesmo brilho”, destaca.
publico (420x252)A coordenadora social Elma Regina, que também fez parte da organização do Concurso, destacou o empenho da gestão Faz Mais por Você na organização do evento.
“A prefeita Gracinha e toda sua equipe fizeram um grande esforço para manter viva essa tradição em nosso município. Tudo foi bem planejado e organizado com muito carinho. Todas as Quadrilhas que se apresentaram tiveram o apoio cultural e financeiro da Prefeitura, o que viabilizou a participação de muitas delas em nosso Concurso. As Quadrilhas deram um show na quadra e o público vibrou a cada apresentação”, diz contente Dra. Elma Regina, que também é médica do município.
Jurados
quadrilha junina (420x315)O corpo de júri foi composto por grandes nomes da cultura sergipana. O artista plástico e produtor cultural Genilson Ferreira, que presidiu a mesa julgadora, avaliou a Originalidade do Tema e o Figurino; a professora de dança, coreógrafa e pesquisadora do folclore sergipano e cultura afro, Cleanie Silva, analisou o quesito Coreografia e Xaxado; o cantor, compositor, produtor cultural e secretário adjunto de Cultura de Salgado, Jorge Araújo, pontuou os quadrilheiros no Conjunto da Apresentação e Repertório Musical; já a avaliação do quesito Evolução e Desempenho do Marcador ficou por conta do bacharel em Artes Visuais, estudante de Teatro e pesquisador da cultura brasileira, Cláudio Sérgio. O ator, diretor, produtor cultural e quadrilheiro, Carlos Augusto, foi o responsável pela avaliação do quesito Harmonia e Animação.
quadrilha se apresentando (420x252)Os jurados atribuíram notas em uma escala de 05 (cinco) a 10 (dez) pontos, sendo que cada jurado teve a responsabilidade de julgar dois (02) itens.
E ao final da pontuação de todos os itens, os especialistas elegeram a Quadrilha Unidos do Arrasta Pé como a vencedora do Concurso de Quadrilhas de Itaporanga, na categoria especial. A Quadrilha Rasga Saia ficou com o vice-campeonato.
Presenças
vencedora (420x252)Além da prefeita Gracinha e os secretários de Agricultura, César de Bebé; Governo, Thiago Luduvice; Administração, Rubens Murilo; Esportes, Francinaldo Alves; Cultura e Turismo, Maria de Fátima; Assistência Social, Mirela Côrtes, e a coordenadora social Elma Regina, estiveram prestigiando o evento o presidente da Câmara Municipal, Renatinho de Zé de Lili, e os vereadores Bruno Sobral, Mariza da Mata e Celinha Sobral, entre outras lideranças políticas e comunitárias.
Confira o Resultado Final do 19º Concurso de Quadrilhas Juninas de Itaporanga D’Ajuda
Grupo Especial
1º lugar: Unidos do Arrasta Pé (Povoado Duro), com 99,6 pontos.
2º lugar: Rasga Saia (Povoado Salvadorzinho), com 94,8 pontos.
3º lugar: Vaqueiros do Sertão (Povoado Sapé), com 85,8 pontos.
 4º lugar: Mandacaru (Povoado Chã), com 77 pontos.
Grupo de Acesso 
Cangaceiros do Forró (Itaporanga), com 89,4 pontos.
Xote Quente (Povoado Costa), com 85 pontos.
Quadrilhas Juninas
A Quadrilha Junina é uma contradança de origem holandesa com influência portuguesa. Essa dança tornou-se popular nos salões dos países do ocidente. A Quadrilha Junina foi introduzida no Brasil durante o período colonial, em 1530, pelo aparato militar da época e fez bastante sucesso nos salões brasileiros, principalmente nas cortes do Rio de Janeiro a partir de 1808.
Depois desceu as escadarias do palácio e caiu no gosto do povo brasileiro, que modificou suas evoluções básicas e introduziu outras, alterando inclusive a música. Foram introduzidas a sanfona, o triângulo e o zabumba.
Em Itaporanga, essa tradição é bastante diversificada com Quadrilhas Juninas em toda parte do município.
T.Dantas Comunicação

Comentários