Dilma reúne governadores do Nordeste para discutir melhorias para a saúde

O governador em exercício, Belivaldo Chagas, participou na noite desta sexta-feira, 28, de um jantar com a presidente Dilma Rousseff e os demais governadores do Nordeste. O encontro ocorreu no Palácio da Abolição em Fortaleza (CE).
No cardápio do jantar, que ocorreu a portas fechadas, a crise que atinge as unidades federativas e as possibilidades de se angariar novos recursos para a área da saúde.
Dilma reúne governadores do Nordeste para discutir melhorias para a saúde. (Foto: ASN)
Dilma reúne governadores do Nordeste para discutir melhorias para a saúde. (Foto: ASN)
A presidente Dilma Rousseff iniciou sua fala fazendo uma análise da conjuntura econômica e das dificuldades que o país vem passando devido a desaceleração das atividades produtivas, que tem gerado forte impacto nas finanças das empresas, da União, dos estados e municípios.
Ela explanou sobre a cobrança de estados e municípios em relação a novos recursos para a saúde, disponibilizando sua equipe técnica para a realização de estudos sobre qual seria uma fórmula mais adequada de levantar esses investimentos.
Na ocasião, Belivaldo Chagas questionou a possibilidade de utilizar esses recursos também nas áreas como segurança, habitação e previdência.
A presidente Dilma Rousseff disse que o foco neste momento é a saúde e que caso essa nova fonte de recursos seja criada, ela deve ser exclusiva para a saúde.
“Não houveram definições, apenas um diálogo franco sobre as dificuldades da União, estados e municípios e a análise de algumas possibilidades para se criar uma nova fonte de financiamento para a saúde pública. Esse é um tema que ainda vai ser debatido com mais profundidade para que, mais na frente, decida-se o que pode e o que deve ser feito”, informou Belivaldo.
O governador em exercício informou ainda que a presidente Dilma Rousseff não acenou proposta para melhorar as finanças dos estados. “O assunto foi novos recursos para a saúde. De que forma, isso vai levar melhorias para os estados e municípios. Vamos levar essas questões de volta para Sergipe, apresentar ao governador Jackson Barreto o que foi discutido e, mais na frente, levar as contribuições de Sergipe para este debate”, finalizou.

Secretaria de Estado da Comunicação Social
Governo de Sergipe

Comentários