PM registra redução de 23,5% no índice de homicídios em Itaporanga

Foto: PM/SE.
Foto: PM/SE.
A Polícia Militar de Sergipe divulgou, esta semana, dados estatísticos referentes às ocorrências registradas no município de Itaporanga D’Ajuda, região metropolitana de Aracaju. Os números traçam um comparativo entre os períodos de janeiro a agosto de 2014 e 2015 e revelam uma redução de 23,5% em relação à incidência de homicídios, bem como aumento na recuperação de veículos roubados, na apreensão de armas de fogo e drogas na localidade.


Foto: PM/SE.

Os dados são baseados nas estatísticas do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Nos primeiros sete meses deste ano, o município de Itaporanga D’Ajuda registrou seis homicídios, contra dez no mesmo período do ano passado. A redução se deve a uma série de medidas implementadas pelo Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC), através da 1ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Comunitária (1ª Cia/1º BPCom), que sedia seu 1º Pelotão no município em questão.
Segundo o capitão Fábio Alcântara, comandante da 1ª Cia/1º BPCom, houve uma mudança na estratégia de policiamento. “Enfatizamos as abordagens, introduzimos as unidades móveis de atendimento para reforço do patrulhamento da área e fizemos um estudo, com o intuito de mapear os locais e horários com maior incidência de crimes”, pontuou capitão Alcântara.

Foto: PM/SE
De acordo com o oficial, as medidas resultaram no aumento da apreensão de drogas e no combate mais eficiente ao tráfico, crime que interfere diretamente nas ocorrências de homicídio. “Houve um crescimento de 50% em relação às ocorrências conduzidas às delegacias por tráfico de drogas e esse é um dado positivo, por minimizar a violência no município de Itaporanga”, destacou.
O comandante revelou ainda que somente este ano, o 1º Pelotão da 1ª Companhia apreendeu 17 sons de mala por denúncias de perturbação do sossego alheio. “Salientamos que em 2014, registramos duas ocorrências de homicídio desencadeadas por brigas motivadas por abuso de som automotivo”, enfatizou Alcântara. Também, pode-se avaliar um crescimento de 167% no número de armas apreendidas e de 150% no índice de veículos com restrição de roubo e furto, recuperados pelos militares.
Reforço – A segurança de Itaporanga D’Ajuda tem tido uma atenção especial por parte do CPMC. “Além do efetivo do 1º Pelotão, contamos com o reforço semanal de unidades especializadas da Polícia Militar, a exemplo do Grupamento Especial Tático de Motos (Getam), Batalhão de Radiopatrulha, Batalhão de Choque e Pelotão Ambiental, no policiamento ostensivo ordinário, em operações de blitze e abordagens para garantir a tranquilidade da população de Itaporanga D’Ajuda”, atestou o capitão Alcântara.

Fonte: PM/SE.

Comentários