Operação Comércio Mais Seguro 2015 registra redução de 33% no índice de roubo

A Coordenação de Estatística e Análise Criminal (Ceacrim) da Secretaria de Estado da Segurança Pública divulgou, esta semana, um quadro comparativo da Operação "Comércio Mais Seguro" referente aos anos de 2014 e 2015. Os dados evidenciam as ocorrências policiais registradas durante o reforço do policiamento ostensivo na região do Centro e bairros Siqueira Campos e Treze de Julho, em Aracaju, durante o período dos festejos natalinos e de final de ano.
A primeira observação positiva a respeito do quadro comparativo é em relação ao emprego de policiais militares. No exercício de 2015, com a experiência do ano anterior, foram empregados mais policiais militares na área comercial, e por conta desse emprego, houve uma redução de 15% dos acionamentos à Polícia Militar, o que se pode deduzir a inibição de práticas de crimes pela ostensividade do policiamento preventivo.
Outro indicador bastante favorável aos consumidores e comerciantes no exercício de 2015 foi a redução de 33% dos crimes de roubo em relação ao exercício de 2014. No ano de 2014 houve 228 roubos no geral, em comparação aos 153 roubos registrados em 2015.
Em relação à taxa de atendimento geral aos usuários do serviço de policiamento ostensivo, houve um indicador preponderante para o sucesso da redução dos roubos e acionamentos pela sociedade, haja vista que 2015 a PM conseguiu atender 15% a mais em relação ao exercício de 2015. Tal resultado decorre do aumento do efetivo nas ruas, atendendo satisfatoriamente a demanda reprimida do ano anterior.
Por fim, em relação às conduções, ou seja, flagrantes e procedimentos junto às delegacias plantonistas, houve uma queda de 34% em relação ao ano anterior, em todas as localidades onde foi empregado o efetivo policial na Operação "Comércio Mais Seguro". Todos os dados são fruto do trabalho comprometido e qualificado da Polícia Militar, em prol da sociedade sergipana.

Fonte: Portal A8.

Comentários