Procissão encerra Festa da Padroeira de Nossa Senhora D’Ajuda

Após 10 dias de festividades, os fieis católicos encerraram ontem às celebrações  alusivas à Padroeira de Itaporanga D’Ajuda, foi marcada por devoção e muita fé. A festa religiosa em Itaporanga é considerada uma das mais tradicionais do estado, atraindo fiéis de várias cidades sergipanas e de estados vizinhos.
Milhares de pessoas prestigiam a Festa de Nossa Senhora D' Ajuda. (Foto: Ascom/Itaporanga)
Milhares de pessoas prestigiam a Festa de Nossa Senhora D’ Ajuda. (Foto: Ascom/Itaporanga)
As comemorações começaram logo cedo. Às 06h houve alvorada festiva, seguida de novenas, quermesses, palestras e procissão pelas principais ruas da cidade. A tradicional comemoração, que é realizada há 162 anos no município, reuniu milhares de famílias e fiéis devotos de Nossa Senhora D’Ajuda na Praça da Matriz, localizada no Centro da cidade.
A organização e segurança da festa foram os quesitos mais elogiados pelos fiéis. Em vários momentos, a administração municipal foi reconhecida pelo apoio e incentivo às tradições religiosas em Itaporanga. “Todos os anos eu e minha família participamos desta festa, que é uma bênção em nossas vidas. A gente observa também que a cada ano a organização do evento melhora ainda mais. Por isso é que nós parabenizamos a prefeitura desta cidade e a Diocese de Itaporanga pela belíssima festa cristã. Estamos muito felizes com as bênçãos alcançadas”, comemora a professora Luciana Costa, que veio de Paripiranga, na Bahia, acompanhada de familiares e amigos da cidade e de outras regiões.
De acordo com a prefeita Maria das Graças (Gracinha), além de proporcionar alegria e emoção, a festa também gera emprego e renda para o município. “Essa é uma festa que tem grandes proporções, porque, além de proporcionar alegria e emoção, ela também proporciona algo muito importante para as famílias trabalhadoras: emprego e renda. Muitas das famílias que trabalham na área do evento ou em torno dele têm nessa festa uma fonte de renda. Todos os vendedores são de nossa cidade e não pagam praticamente nada para comercializar seus produtos”, explica a prefeita.
As equipes das secretarias de Governo, Obras, Saúde, Ação Social e Agricultura, Comércio e Indústria, também participaram da organização da festa.
Jackson Barreto assiste à missa
Nesta terça-feira, 02, no último dia do novenário e festa em homenagem à padroeira de Itaporanga, Nossa Senhora D’Ajuda, o governador Jackson Barreto participou de missa na Igreja Matriz do município. Além da programação religiosa, o governador visitou também as obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h de Itaporanga, que vai receber o nome de sua mãe, Neuzice Barreto de Lima. O local, que está sendo construído pela prefeitura, recebe mais de R$ 2 milhões de investimento.
Presenças
Além da prefeita Gracinha, estiveram presentes às comemorações da Festa da Padroeira, os secretários municipais: Thiago Luduvice (Governo), César de Bebé (Agricultura, Comércio e Indústria), Mirela Cortês (Assistência Social e Trabalho), Francinaldo Alves (Esportes e Juventude), Rubens Murilo (Administração), Antonio Pedro (Controle Interno), Igor Garcez (Obras e Transportes), Erivalda Santana (Finanças), (Maria de Fátima (Cultura e Turismo), Doralice Alfano (Educação) e Faustinho Sobral (Meio Ambiente). A coordenadora social Elma Regina e os assessores de Comunicação Orácio Oliveira e Carol Souza também prestigiaram a festa.
A Câmara Municipal esteve representada pelos vereadores: Bruno Sobral, Tonho de Luquinha, Marcelo Anchieta, Professor Humberto, Gilson Me Ajude, Celinha Sobral, Mariza da Mata e Renatinho de Zé de Lili, presidente do Poder Legislativo, além do assessor jurídico, João Garcez, e suplente do vereador, Ricardo Possidônio.

SENotícias com informações da Ascom/Itaporanga

Comentários