Coren denuncia falta de estrutura em unidade de saúde de Aracaju

A falta de estrutura no local também foi denunciada. (Foto: Ascom/Coren)
A falta de estrutura no local também foi denunciada. (Foto: Ascom/Coren)

Um plantão com apenas 50% do quantitativo de profissional enfermeiro e muitas pessoas sem atendimento adequado. A presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe, Drª Maria Cláudia Tavares de Mattos confirmou esta denúncia na noite do último domingo, dia 03, com ausência de profissionais enfermeiros na unidade de saúde Hospital Fernando Franco, Zona Sul de Aracaju.
Os profissionais pediram socorro e a Presidente não viu outra forma de resguardá-los, senão através de um Boletim de Ocorrência (B.O.), registrado na Delegacia Plantonista da Zona Sul, as 23 horas, a fim de ratificar que a saúde está virando um caso de polícia.
Os profissionais da enfermagem mostraram diversas irregularidades na unidade já de conhecimento da Gestão administrativa, porém muito pouco se fez para mudar o quadro. Um dos fatores críticos é a ausência de segurança para pacientes e profissionais, onde até arma branca foi encontrada no banheiro da unidade, na última sexta feira, segundo relatos dos profissionais.
Outros pontos caóticos são a falta medicação, a exemplo do Clexane ( usado para evitar trombose em pacientes acamados) e do Clopidrogrel, (usado em casos de infarto, no tratamento e como forma preventiva); não há acomodação para acompanhantes na ala pediátrica e para os próprios profissionais; monitor cardíaco infantil com defeito; sala de isolamento inadequada, sem banheiro e sem pia; pacientes impossibilitados de serem transferidos para outras unidades, já que não tem profissionais suficientes para executar tal tarefa.
Essa situação desencadeará uma Ação Civil Pública que será impetrada pelo Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe e não está descartada a possibilidade de uma Interdição Ética de Enfermagem.

Matéria enviada pela Assessoria de Imprensa do Coren/SE

Comentários