Aplicativo Disque Denúncia SE aumenta em mais de 70% o número de usuários cadastrados

Em três meses de atividade, o aplicativo Disque Denúncia SE já atingiu a marca de mais de 3.159 usuários cadastrados no sistema. O número representa um acréscimo de mais de 71%, em comparação ao número divulgado após 15 dias do lançamento do programa, em agosto deste ano.

A tecnologia permite ao cidadão fazer denúncias de crimes de maneira interativa, rápida e discreta, garantindo o anonimato e absoluto sigilo do informante. Ele pode ser baixado em lojas virtuais dos aparelhos com sistema Android.

Em média, cinco denúncias são feitas por dia utilizando o sistema. Nele, podem ser enviados fotos, vídeos (por exemplo, de uma casa onde há um intenso comércio de tráfico de drogas) e até mesmo inserir o endereço da pessoa denunciada. Das 437 denúncias feitas até hoje, apenas 28,6% utilizaram o recurso que beneficia tanto o cidadão, na identificação correta do local, como as autoridades policiais que dirimem as dúvidas sobre o local exato da denúncia.

A ausência de denunciados ainda persiste nestes 97 dias em que o aplicativo foi lançado. Daquelas 437 denúncias realizadas até hoje, 309 não apontam um denunciado especificamente, correspondendo a uma taxa de mais de 70% em que a denúncia é feita, mas não auxilia a Polícia Judiciária no procedimento investigativo.

Aplicativo

Após o cadastro, o usuário é levado à próxima tela para escolher o tipo de denúncia que deseja fazer. Uma lista de crimes é mostrada e ao clicar sobre o nome uma tela aparece para que o usuário descreva o crime e, se desejar, pode incluir as fotos, vídeos ou mapas.

Feitos esses procedimentos, um resumo de tudo que foi feito pelo denunciante aparece para conferência. As informações são encaminhadas diretamente para a sede do Disque Denúncia 181, para serem investigadas pela equipe de policiais da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol) ou das demais delegacias da Polícia Civil.

Como nenhum registro do celular do denunciante fica armazenado no sistema 181, o sigilo permanece garantido.


Informações da PM de SE.


Comentários