Colégio Estadual Felisbelo Freire, em Itaporanga promove dia de ação social e show de talentos

Emissão de carteira de trabalho, informações sobre a carreira profissional e um show de talentos intitulado “Educação não tem cor” movimentaram o dia letivo, nesta sexta-feira, 25, do Colégio Estadual Felisbelo Freire, em Itaporanga d’Ajuda (SE).
Colégio Feslibelo Freire promove dia de ação social e show de talentos. (Foto: Maria Odília)
Colégio Feslibelo Freire promove dia de ação social e show de talentos. (Foto: Maria Odília/Seed)
A programação foi aberta no início do dia com a apresentação da banda do colégio composta de alunos, quando também aconteceu uma feira das profissões composta pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS) e pelas faculdades Maurício de Nassau e Estácio de Sá/Fase.
Colégio Feslibelo Freire promove dia de ação social e show de talentos. (Foto: Maria Odília)
Colégio Feslibelo Freire promove dia de ação social e show de talentos. (Foto: Maria Odília)
É o segundo ano que o colégio promove o show de talentos. Entre as atrações, participaram os grupos municipais e de danças Swing do P, Negritude, Formation, Canal do Youtube (voz e violão), banda Felisbelo Freire, Tripulação D’Brawns, grupo Maculelê, além de apresentações de teatro, a exemplo do Musical Indiferença Racial – A História do Guerreiro.
Segundo o idealizador do evento e coordenador do colégio, Rogério Luiz, a proposta surgiu quando se percebeu que a comunidade de Itaporanga d’Ajuda, em especial a comunidade escolar, não tinha acesso a eventos voltados paras as artes.
“Repaginamos o evento, trouxemos mais parceiros e contamos, no segundo ano, com o show de talentos dos alunos. Também aproveitamos o dia da Consciência Negra para trazer algumas atividades voltadas para o tema”, afirmou.
Carteira de trabalho
Estima-se que até o final do evento cerca de 110 jovens tenham tirado a carteira de trabalho, dentro das atividades sociais.
Lucineide Andrade, aluna do 1º ano do ensino médio, foi uma das primeiras a receber a senha e disse que a proposta é muito boa, porque não precisa gastar tempo para ir até Aracaju a fim  de tirar o documento.
“Não trabalho ainda, mas a facilidade em tirar a carteira de trabalho me fez procurar o serviço”, explicou.
Fabrielly Fontes, também aluna do 1º do ensino médio, inscreve-se para tirar a primeira carteira de trabalho. “Receberei aqui mesmo no colégio. Foi muito boa a proposta”, disse.
A diretora do Felisbelo Freire, Anair Brabec, destacou que o show de talentos foi sucesso na primeira edição e irá acontecer, sequencialmente, a cada ano, porque é uma ação que incentiva os alunos a participarem de atividades culturais e a mostrar sua arte.
“Eles trazem para o evento o que fazem ao longo do ano, e muitos não têm onde mostrar. É uma oportunidade que o colégio proporciona”, destacou.
Feira das profissões
Enquanto os shows artísticos aconteciam, os alunos tinham a oportunidade de saber mais sobre as profissões e o acesso ao ensino superior. A Faculdade Estácio de Sá (Fase) também levou uma atividade de cordel realizada pelos cursistas de Pedagogia da instituição, além de apresentações de dança.
O Instituto Federal de Sergipe, em Estância, montou um estande e tirou dúvidas sobre os cursos a distância e profissionalizantes. “Muitos não participam dos nossos processos seletivos porque não conhecem. Trouxemos técnicos para tirar todas as dúvidas. Desejamos que os alunos possam conhecer melhor cada curso disponibilizado para a região”, afirmou Carolle Galindo, representante do IFS/Estância.
Ascom/Seed

Comentários