Novo Portal da Matrícula é apresentado à Diretoria de Educação de Aracaju

Na manhã desta terça-feira, 27, professores, diretores, coordenadores, representantes estudantis e técnicos da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA) assistiram, no Auditório Lourival Batista, à apresentação do novo Portal da Matrícula Online 2017. O evento é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio da Coordenadoria de Informática (Codin) e do Departamento de Inspeção Escolar (Dies).
O Novo Portal da Matrícula é apresentado aos docentes, coordenadores e técnicos da DEA/ Fotos: Janaína Santos/Seed
A matrícula online foi implantada no ano de 2016 e acabou com um antigo problema que preocupava os pais e os alunos, as longas filas. Vale destacar que essa iniciativa contempla as 356 unidades escolares da rede estadual.
De acordo com o superintendente executivo da Educação, Everton Siqueira, as alterações realizadas no portal da matrícula são a prova de que a Seed sempre pensa em ações que priorizam a melhoria da qualidade do ensino. Além disso, há uma preocupação com o aprimoramento do sistema para facilitar a vida dos professores, alunos e comunidade em geral.
"É claramente perceptível que, quando implantada, no ano de 2016, a matrícula online foi um sucesso, e agora para o ano de 2017, terá um portal com uma apresentação nova, ainda mais interativo e com fácil acesso", enfatizou Siqueira.
Portal da Matrícula Online 2017
Segundo o diretor da Codin, Alexandre Veras, a matrícula online é uma iniciativa que democratiza o acesso à informação para todos os sergipanos. "Foram alteradas algumas telas para facilitar a navegação do aluno e também promover a melhoria do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga), em que houve a implantação de novas funcionalidades para facilitar o acesso dos professores e diretores que utilizam o sistema para a realização da matrícula", esclareceu o diretor.
O passo-a-passo para fazer a matrícula está disponível no Siga, o que irá ajudar os professores, coordenadores e técnicos, que poderão verificar quais foram as mudanças realizadas.
Todos os técnicos da DEA participaram desse encontro para receber as orientações devidas e assim orientar os pais e alunos caso tenham dificuldades.  "É importante frisar que todas as escolas e a própria DEA servem de apoio, dando suporte àquele pai que não tem acesso à internet em casa, que não tem como ir a uma lan house, ou ao pai que tem qualquer tipo de dificuldade, para que ele possa ter suas dúvidas tiradas nas escolas ou na diretoria de educação", reforçou a diretora da DEA, Eliane Passos.
Portaria
Durante a apresentação, também foram esclarecidas as dúvidas referentes à Portaria que regulamenta a matrícula online. A diretora da DEA destaca que o evento contou com a participação dos representantes das 86 unidades escolares de Aracaju.
"Atualmente a Matrícula Online tem uma nova Portaria. Vale destacar que ela estabelece regras e procedimentos diferentes dos que foram determinados no ano de 2016. A orientação que nós damos enquanto diretoria é que, após esse encontro, essas mesmas informações sejam socializadas no universo da escola, para que os demais que não puderam participar também se apropriem da informação", declarou Eliane Passos.
Momento de esclarecer as dúvidas
Para o diretor do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, participar da reunião, ter essa oportunidade de esclarecer as dúvidas e sugestionar mais situações, que possam melhorar o acesso do aluno e dos pais, é uma oportunidade enriquecedora. "A partir do momento é possível repensar, juntamente com a Codin, uma ferramenta mais eficiente para que o aluno possa se matricular. Isso é algo engrandecedor e de extrema importância", reconheceu.
A apresentação do portal da matrícula e da Portaria será realizada em todas as Diretorias Regionais de Educação, para que dessa maneira os técnicos, professores e coordenadores sejam bem orientados para esclarecer as dúvidas dos pais e alunos.

Da Agência Sergipe de Noticias

Comentários