Centro de Meteorologia de Sergipe prevê chuvas para os próximos dias

Chuvas, intercaladas, com características de trovoadas e volume em torno de 30 milímetros (mm), esta é a previsão do Centro de Meteorologia de Sergipe para o período que inicia na terça-feira (31) e só deve acabar na segunda-feira (13). Segundo o meteorologista Overland Amaral, elas vão atenuar o calor, mas não resolverá o problema da seca.
Meteorologista prevê mais chuvas nos próximos dias em Sergipe. (Foto: Joelma Gonçalves / G1)
Meteorologista prevê mais chuvas nos próximos dias em Sergipe. (Foto: Joelma Gonçalves / G1)
“Para encher barragens, mananciais e abrandar o coração sertanejo, deveria chover três vezes mais que os 30 mm nos próximos 90 dias, algo que não deve acontecer. Elas devem dar um alívio, mas não serão suficientes, especialmente para abastecimento de mananciais, barragens, açudes, até mesmo o lençol freático, que está sofrido”, afirma o chefe do Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Overland Amaral.
Na cidade de Malhador, uma das mais castigadas, já há rodízio no abastecimento de água e os agricultores foram proibidos de irrigar suas plantações. A seca atinge quase todos os 75 municípios sergipanos, sendo que 28 já decretaram situação de emergência.
A possível chuva, segundo o meteorologista, pode acontecer devido à baixa pressão atmosférica que vem da costa da Bahia, em virtude da Zona de Convergência Intertropical do Atlântico Sul, dando condições favoráveis para a convecção de trovoadas.
“Nos próximos dias, teremos ocorrências de chuvas intercaladas, é bom frisar, com possibilidade de trovoadas. São chuvas até significativas, em torno de 30 mm, que se estenderá do litoral ao interior, mas essas chuvas não vão atingir a média”, diz Overland, apontando para o monitor que transmite imagens ao vivo, via satélite, do mapa do Estado.
Próximos 90 dias
Para os meses de fevereiro, março e abril a previsão de chuvas para Sergipe é de normais abaixo da média, sendo que a maior predominância é de chuva abaixo da média. Segundo o meteorologista Overland Amaral, o normal para a região varia muito a cada mês, sendo que o mês de abril, onde se inicia o período chuvoso e se estendendo até agosto, haverá precipitações no Litoral em torno de 180 mm, no Agreste 120 mm e Alto Sertão e Semiárido em torno de 75 mm.
“Em março, a precipitação cai em torno de 150 mm no Litoral e no Agreste 120 mm e Alto Sertão 60 mm. Em fevereiro, a precipitação decai mais de 20%. Então, os dos primeiros meses desse trimestre não são meses muitos chuvosos. Nessa condição, as chuvas vão ficar abaixo dessas médias, sendo que a chuva vai ocorrer, mas não serão significativas para a reposição de água dos açudes, barragens, agriculturas. Essas são as caraterísticas climáticas para os próximos 90 dias”, expôs o meteorologista.
Do G1 Sergipe

Comentários