Mesa Brasil Sesc recebe doação de 100 quilos de peixes do Ibama

O Mesa Brasil Sesc é um programa desenvolvido para contribuir na promoção da cidadania das pessoas que vivem em situação de pobreza, promovendo segurança alimentar para mais de 80 mil famílias de Sergipe, por meio da distribuição de alimentos doados por empresários do comércio e entidades parceiras, promovendo inclusão social por meio do combate à fome em mais de 50 municípios do estado.
Sesc recebe doação de 100 quilos de peixes do Ibama
Sesc recebe doação de 100 quilos de peixes do Ibama. (Foto: Ascom/Fecomércio)
Um dos parceiros do programa, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), doou 100 quilos de peixes frescos para o Mesa Brasil Sesc na manhã dessa segunda-feira (30), após a apreensão da carga pescada irregularmente, que seria vendida na feira da cidade de Japoatã, a 100 km de Aracaju. Os peixes foram apreendidos porque foram pescados no período da “piracema”, período que se estende até dia 28 de fevereiro, no qual é desenvolvida a reprodução dos peixes nos rios de Sergipe. Durante a piracema, a pesca é proibida por lei.
Os peixes doados pelo Ibama foram recolhidos em caráter de urgência pelo caminhão frigorífico do Mesa Brasil Sesc, por se tratarem de alimentos perecíveis e que necessitam conservação e triagem rápida para torna-los adequados para o consumo. Após a verificação, os peixes foram distribuídos pelo Sesc, para famílias cadastradas no programa de segurança alimentar promovido pelo Sistema Fecomércio de Sergipe.
O presidente do Sistema Fecomércio, Laércio Oliveira, agradeceu a atenção do IBAMA e sempre que realiza apreensões, doar a carga para o Mesa Brasil Sesc distribuir para as famílias mais carentes de Sergipe.
“Essa doação do IBAMA foi muito importante para o programa Mesa Brasil. O que foi apreendido vai ajudar na segurança alimentar de centenas de pessoas, com a distribuição desses peixes. Parceiros como o IBAMA são importantes para que possamos ajudar mais pessoas a enfrentarem a forme, com o trabalho do Sesc, promovendo a inclusão alimentar. São ações como essa do IBAMA que continuam nos ajudando a distribuir milhares de quilos de alimentos por todo Sergipe. Somente em 2016, foram distribuídos pelo Mesa Brasil, mais de um milhão de quilos de alimentos em nosso estado”, destacou Laércio Oliveira.
De acordo com Vera Cardoso, a doação do IBAMA para o Mesa Brasil foi uma ação importante, pois como não poderiam ser devolvidos para o rio, tinham que ser distribuídos rapidamente. Segundo ela, o Sesc é um parceiro importante para ações rápidas nesses casos de apreensão.
“Não poderíamos esperar para doar esses peixes apreendidos. Como a pesca foi feita em período proibido, apreendemos e solicitamos ao Sesc, que é nosso parceiro, para coletar a doação. Ressalto que a pesca no período da piracema é proibida e quem for flagrado com sofrerá sanções como multas que variam de 700 a 100 mil reais. É importante ter um parceiro como o Sesc, pois sua estrutura de logística nos ajuda bastante e fazemos uma boa ação com o material apreendido”, comentou.
Ascom/Mesa Brasil

Comentários