Luciano Pimentel alerta para o crescimento do desemprego em Sergipe

O deputado estadual Luciano Pimentel (PSB) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa para fazer um apelo ao governo do Estado no sentido que estenda os incentivos anunciados recentemente para todas as empresas dos mais variados segmentos, beneficiárias do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI). O parlamentar fez uma exposição com dados oficiais do IBGE (Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística), até o final de 2016, alertando para o crescimento do desemprego no Estado.
Foto: Jadílson Simões
Foto: Jadílson Simões
Ao iniciar seu pronunciamento, Luciano Pimentel atentou-se para uma comunicação oficial da Superintendente de Gestão Tributária e Não Tributária (SUPERGEST), de 22 de fevereiro passado, adiando o prazo de aplicação do encargo do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal do Estado de Sergipe (FEEF), onde de 01 de janeiro de 2017 a 01de julho do corrente ano somente as empresas beneficiárias do PSDI, que atuem nos segmentos têxtil, laticínio e sucroalcooleiro, como também, de julho próximo até dezembro deste ano, que as referidas empresas tenham um desconto de 50% do FEEF valor a ser recolhido.
“Quando da aprovação desse Fundo eu ressaltei a minha preocupação com a possibilidade que foi aberta com aquela proposta da Sefaz de fazer autorizações sem que passassem por esta Casa. Isso ocorreu agora em fevereiro, segundo consta este comunicado da SUPERGEST. Vou apresentar uma indicação e peço o apoio de todos no sentido que o governo do Estado abra a mesma concessão para todas as empresas que estão no PSDI, e não apenas para um segmento específico da classe empresarial”, cobrou o deputado.
Desemprego
Luciano Pimentel externou sua preocupação com os dados do Ministério do Trabalho, do final de 2016, que revelam um crescimento no fechamento de empregos no Brasil e em Sergipe, no comparativo com o mesmo período de 2015. “Sergipe fica atrás apenas do Amapá, Bahia e Pernambuco. A taxa registrada em Aracaju, por exemplo, é a segunda maior entre as capitais do Nordeste. Enquanto nossa capital teve um índice de 17,2% de desemprego, o País fechou o ano com um índice de 12,6%. Sergipe chegou aos 15%”, alertou.
O deputado pontuou ainda que sua indicação é pertinente por conta das dificuldades financeiras que várias empresas estão enfrentando. “Em números absolutos, Sergipe fechou o ano passado com um contingente de desempregados da ordem de 55 mil a mais que em 2015. São dados oficiais do IBGE e a sensação que tenho é que este ano será ainda pior. A população ocupada caiu de 912 mil para 879 mil, apesar das novas pessoas entrando no mercado de trabalho, com as universidades formando muitos jovens. Houve uma redução no número de empregos. Hoje são cerca de 155 mil sergipanos desocupados, sem atividade”.
Luciano também lamentou o anúncio do término dos investimentos, em Estância, pela Saint-Gobain no Brasil, sobre a construção de uma Indústria Vidreira do Nordeste (IVN). “Estamos falando de mais uma grande perda para o Estado. Tão festejada essa indústria de produção de vidros que agora vai sair do Estado, abandonando um investimento de quase R$ 500 milhões. Isso é preocupante por demais em um momento de economia fragilizada. Temos poucos sinais de crescimento e os sinais dados não são satisfatórios, apesar da redução da inflação e do endividamento”, lamentou, recebendo o apoio dos também deputados Antônio dos Santos (PSC) e Georgeo Passos (PTC).
“Estamos sofrendo com um período de estagnação da economia. O representante comercial deixa de vir a Sergipe, a empresa não vende e nem compra. Apresentei em 2016 uma indicação apelando que o gerente geral da Petrobras venha à Alese falar sobre o planejamento estratégico para Sergipe. Só temos notícias de desativação de poços e plataformas, além da redução do contingente de pessoal. Não conhecemos a realidade. É preciso que ele venha porque temos municípios que tem suas economias baseadas na exploração de petróleo e em royalties”, acrescentou o deputado, alertando que várias empresas de grande porte instaladas em Sergipe estão demitindo.
Da Agência de Notícias Alese

Comentários