Equipe multidisciplinar do Centro de Reabilitação do Ipesaúde é referência no tratamento de pacientes

Foto: Divulgação ASN.
Jenifer Santos Teles tem 1 ano e 7 meses e está sendo acompanhada por uma equipe multidisciplinar no Centro de Reabilitação do Ipesaúde. Sua mãe, Luciana Santos, fala com gratidão sobre a evolução no tratamento da filha. “A Jenifer é atendida aqui desde os dois meses de vida. De lá para cá, ela vem sendo muito bem acompanhada, o que me deixa muito feliz, não só com a evolução positiva do tratamento, mas com a atenção que ela recebe de todos que trabalham aqui”, contou. 


Nos primeiros meses de vida, Jenifer foi diagnosticada com uma síndrome que afeta seu desenvolvimento motor e sensorial. A partir de então, ela passou a ser acolhida por neuropediatra, fonoaudióloga, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional. Profissionais da unidade de reabilitação do Ipesaúde, que promove acolhimento a todos os beneficiários com demandas de natureza fisioterapêutica, além de possuir um moderno espaço para receber esses pacientes, a exemplo da nova sala, que já está sendo utilizada pela pequena Jenifer.

A fonoaudióloga, Bruna Nunes, explica que foi preciso entender as reais necessidades da paciente, para que o atendimento pudesse ser o mais eficiente possível. “Jenifer chegou aqui bem novinha, e o que fez a mãe buscar atendimento fonoaudiológico foi a dificuldade no processo de introdução alimentar. Ela estava se alimentando exclusivamente da mama, mesmo passando dos 6 meses. Iniciamos a partir de então um trabalho de dessensibilização da cavidade oral para que ela começasse a aceitar mais os alimentos, e ao mesmo tempo inserimos ela na terapia ocupacional para trabalhar as questões sensoriais”, explicou.

Ainda de acordo com a profissional, Jenifer já consegue explorar outros alimentos. E além disso, houve também o gerenciamento do aspecto da linguagem, no qual ela começou a desenvolver o processo de fala. A equipe multidisciplinar exerce um importante papel em tratamentos como esse, pois as diversas áreas reunidas em prol do acompanhamento dos pacientes contribui para o avanço positivo no quadro clínico.

Para o terapeuta ocupacional, Thales Micael, ter a oportunidade de fazer parte do acolhimento à pacientes como Jenifer é algo que reforça o objetivo da equipe. “A Jenifer pra mim é um lindo exemplo de superação. No início do nosso tratamento a demanda foi mais sensorial. Realizamos estímulos em relação às atividades importantes e inerentes ao mundo infantil, como por exemplo o ato de brincar. Brincar é a principal vitamina para o desenvolvimento da criança. É a partir dessa ferramenta que trabalhamos as habilidades motoras dela, através das quais ela vai se identificando, tendo noção do seu espaço, da sua força e também a oportunidade de socializar com outras crianças” finalizou.

O acolhimento à Jenifer também é realizado pela neuropediatra Ana Gabriela e o fisioterapeuta Douglas Santos.

Serviço

O Centro de Reabilitação Maria Virgínia Leite Franco possui modernos equipamentos permitindo diversos tratamentos fisioterapêuticos, moderna academia voltada ao condicionamento físico e fase final de reabilitação do paciente, similar aos mais avançados centros de reabilitação do país. Com foco na plena recuperação do paciente, o serviço conta com profissionais em Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Educação Física, Neuropediatria, Neurocirurgia, Psicologia e Acupuntura. Os profissionais atuam no tratamento ortopédico, neurológico, reabilitação do trato urinário, RPG e condicionamento físico para reabilitação de pacientes adultos e pediátricos.

A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17:30h, na rua D. José Thomaz, 331, bairro São José, em Aracaju. Mais informações sobre o atendimento podem ser obtidas através do (79) 3214-3702.

Da ASN.