Gilberto Gil canta para uma multidão e relembra sucessos da carreira em São Cristóvão


Gilberto Gil emociona público durante apresentação no Fasc (foto: Heitor Xavier)

Um show para ficar guardado na memória dos sancristovenses e visitantes que foram ao terceiro dia do Festival de Artes de São Cristóvão (FASC). Gilberto Gil foi a terceira atração a entrar no palco João Bebe-Água na noite deste sábado, 16, e emocionou o público com novos e antigos sucessos que marcaram sua carreira na Música Popular Brasileira. Além dele, Cordel do Fogo Encantado, Banda dos Corações Partidos, Axanti e Naurêa animaram o público.

“O Festival ficou parado durante dez anos, e há três a atual administração retomou e ampliou abrangendo vários gêneros artísticos, e é um prazer estar de volta na cidade, fico contente que tenham me convidado. O mote do Festival é resistir para existir, é a resistência cultural permanente que temos que fazer, de garantir a presença da nossa arte junto ao povo, junto aos jovens e as famílias, essa é a finalidade e eu fico contente de estar aqui fazendo parte”, destacou Gil.

Um pouco antes do cantor baiano subir aos palcos, a Banda dos Corações Partidos deu as boas vindas ao público. Esta foi a primeira vez da banda sergipana no Festival, o que a vocalista Diane Veloso, apontou como emocionante. “O FASC é bem importante para nós. Somos sergipanos que fazem uma música que parte da nossa localidade para o mundo, mas fazer isso no FASC, que é um Festival acessível, gratuito, para gente é muito importante, porque o que a gente mais preza é essa acessibilidade, o nosso som chegar às pessoas e acho que o Festival está neste lugar que traz a acessibilidade”, apontou Diane.

Inspirados pelo som do Ilê Aiyê, a banda Axanti não deixou ninguém da plateia parado com grandes sucessos da MPB e canções autorais, sendo uma delas com a Cidade Mãe de Sergipe como tema. “Nós fazemos um resgate das músicas antigas, mas também compomos canções com a mesma temática com uma pegada moderna. Nas nossas composições nós trabalhamos a história das raízes africanas, com uma letra que passe uma mensagem, e nesse contexto fiz uma letra sobre São Cristóvão que apresentamos de forma inédita aqui, que sem dúvida as pessoas se identificaram”, afirmou Léo Hauça, idealizador da banda.

Outra banda bastante esperada pelo público foi o grupo pernambucano Cordel do Fogo Encantado. Lirinha, vocalista da banda, ressaltou o tema do FASC. “O Festival teve início em uma época muito difícil do nosso país, na década de 1970. Agora a gente se encontra novamente em um momento de opressão à classe artística, de desentendimento dos nossos sonhos como coletivo, mas o Festival com esse tema acende a nossa força, a nossa responsabilidade enquanto artistas que é a de conclamar os sonhos da população e também une a arte que está no palco com o público que é o verdadeiro responsável pela festa”, destacou o vocalista.

Encerrando a noite, a banda sergipana Naurêa manteve o astral do público no alto, com as batidas populares e mistura dos tradicionais ritmos nordestinos, como forró, samba de coco, xote e baião.

Público

A Praça São Francisco, patrimônio da humanidade, foi tomada pelo público na terceira noite do FASC. Pessoas de várias cidades sergipanas e de outros estados se reuniram para aproveitar da melhor forma os shows. Dentre estes a professora Carla Darlena, que busca sempre estar presente nas edições do Festival. “Acredito que o Festival é um ponto de resistência em nosso estado, então é muito importante para que a gente possa expressar a nossa cultura. Ele é um ponto de esperança que nós temos nesse ambiente obscuro que estamos vivendo”, avaliou a professora.

As amigas Laila Beatriz, Amanda Reis e Mariana Monteiro vieram juntas para aproveitar o evento. Integrantes do grupo Maracatu Asé dOri, que participou dos cortejos do FASC, elas destacaram a organização e a importância do evento para a cultura local. “É algo incrível, traz uma energia para todo mundo que vem aqui”, apontou Mariana. “Hoje é meu primeiro dia no Festival, vi que está mais organizado que ano passado, está bem legal”, destacou Amanda. “Esta é a segunda vez que venho, hoje vim para tocar e assistir o show de Gil, e conhecer várias bandas que ainda não conhecia mas que fazem uma música de qualidade”, finalizou Laila Beatriz.

Programação deste domingo – 17/11

Palco João Bebe Água (Praça São Francisco)
18h Coletivo Selváticos
20h N’Gan Daya
22h Dezarie (Ilhas Virgens)
00h Àttøøxxá
Palco Frei Santana Cecília (Praça do Carmo)
17h Alex Sant’ Anna
19h Isis Broken
21h Liniker e os Caramelows
23h Oxalufã

Salão de literatura José Augusto Garcez (salão paroquial Matriz)
14h – 18h Lançamentos e venda de livros Segrase e sorteios de livros da EDUFS
Feira da Prensa “Cordel e Imprensa Alternativa”
14h “Literatura e Identidade Cultural: Caminhos por São Cristóvão” com Academia Sancristovense de Letras
15h Mesa redonda: “Sergipanidade e Baianidade: antropofagias culturais afins” – Paloma Amado, Clóvis Barbosa, Carlos Pina, Gilfrancisco, Mediação – Luiz Eduardo Oliva

16h Poetas Clandestinos: Recital de poesia feminista, anti facista e anti racista.
17h Cantando o Cordel “O Marco do Vem das Nuvens” com Eduardo Teles

Igreja do Rosário dos Homens Pardos
18h Orquestra Jovem IMS
19h30 Dissonantes

Cine Trianon (Teatro Elic)
14h 2ª Mostra Curta-SE Festivalzinho – 68’ – Livre
15h 2ª Mostra Retrô Premiados Curta-SE – Sergipanos 90’
17h Mostra Curta-SE de  Longa Metragem ( Parceria Taturama Mobi) – Censura 12 anos – Construindo Pontes (73’ – Doc., BR)

Salão de Artes Visuais Viesta Vianna (Vigário Barroso)
14h Abertura do salão
14h30 FASC Convida: Artista plástico Rafael Estranho
16h Oficina de desenho com Cauê Mathias
17h Fasc Convida: “Produção e Resistência” com Shiko, Quinho e Alex Bispo.

Palco Mariano Antônio (Largo da Matriz)
15h Imbuaça – Espetáculo “A Farsa dos Opostos”
16h40 Grupo Romanceiro “O Rabicho da Geralda”
18h Espaço Formas Escola de Dança – Espetáculo “Fragmentos”

Beco do Amor
14h Bruxas do Cangaço Convidam – Batalha de Slam
15h Usina Sound
16h30 Taco de Golfe
18h Pseudobanda e O Inferno Coletivo

Cortejos pelas ruas do Centro Histórico (concentração na Igreja do Rosário dos Homens Pardos)
14h Zabumbeiros de Vó Lourdes
15h Reisado Senhor dos Passos
15h30 Samba de Coco da Paz
16h Afoxé di Preto

IGREJA NOSSA SENHORA DA VITÓRIA – MATRIZ – DIA 17/11 DOMINGO

– 19H – GODÓ – O MENSAGEIRO DO VALE

Espaço Doca (Colégio Gina Franco)
15 a 17 de novembro – 14h-18h

– Oficinas
– Exposições de artistas
– Feira de trocas
– Feira de Vinil
– Slam de poesia
– Batalha de tag
– Sarau
– Flash Day
– Dj Rafa Aragão, Dj Lucas Couto e Dj Grau

Com informações da ascom/São Cristóvão

Comentários