Cinco dicas para escapar de ciladas e economizar em viagens de fim de ano


nordeste-brasileiro
Foto: Divulgação/operação Porto Seguro.

Viajar no mês de dezembro pode virar uma grande cilada se você não toma os devidos cuidados. A mistura de lugares cheios, mais carros nas estradas e preços mais altos pode ser perigosíssima e, por isso, é bom tomar alguns cuidados para não gastar demais.

O primeiro passo, segundo o diretor do Kayak Brasil, Kaio Philipe, é pensar se a viagem precisa mesmo ser feita este mês ou pode ser agendada em outra data. "Se você tem flexibilidade, considere um período de férias em janeiro em vez de viajar em dezembro. O número de pessoas é menor, os preços são mais baixos e as viagens geralmente são mais tranquilas", explica.

Se não tiver jeito, o fundamental é ter mais de um destino em mente e fugir dos grandes centros. O consultor de viagens Tarik Lemes, CEO do site Melhor Embarque, reforça que essa dica serve para o ano todo. "Se você tiver um espaço de 30 a 45 dias você consegue economizar mais. É importante comprar a viagem com a maior antecedência possível. E ter mais deu ma opção de destino em mente porque com um leque maior, você consegue encontrar a melhor opção (para economizar)", explica.

Confira outras dicas:

1) Viaje em galera
A hospedagem num quarto simples ou um quarto duplo custam praticamente o mesmo preço. Viajando com quatro pessoas você pode alugar um carro e você consegue economizar no deslocamento. Numa galera ainda maior você consegue alguma uma casa, por exemplo, ou melhores preços em passeios.

2) Fuja do fluxo
Busque pelos destinos mais baratos na alta temporada, como, por exemplo, João Pessoa, Campo Grande, Bonito, Olímpia e as praias de Vitória. São cidades belíssimas, cada um com o seu encanto, mas menos visadas entre os meses de novembro e fevereiro. Outra dica valiosa, se você quiser ir mais longe, é procurar voar para cidades próximas de lugares mais procurados. Por exemplo, Punta del Este é um dos balneários mais cobiçados do verão e, portanto, voar direto para lá tende a ser mais caro do que embarcar para Montevidéu e ir de lá para Punta del Este. São apenas 130 km de distância entre cidades.

3) Saiba tudo sobre o destino antes de chegar
Pesquisa é sinônimo de economia. Por isso, saiba quanto custam, em média, os passeios e a alimentação no seu destino de viagem. Muitas pessoas optam pela compra de serviços como tours, apresentações culturais e traslados com antecedência. Contudo, antes de decidir por isso, procure saber mais sobre o destino, pois há lugares em que esse tipo de negociação é muito mais interessante se feita pessoalmente, como no Nordeste.

4) Programa-se
No Natal e no Ano Novo aeroportos ficam muito cheios e há mais possibilidade de a bagagem ser perdida, de voos lotados e de outras interrupções no seu itinerário. Uma conexão, mesmo ajudando a economizar dinheiro, pode gerar estresse porque aumenta as chances de algo dar errado.

5) Fique de olho em promoções
As companhias aéreas e hotéis costumam fazer muitas promoções para essa época do ano. Para não perder nenhuma oferta, acompanhe os sites que reúnem todas as promoções. Se possível, escolha voos entre terça e quinta e aqueles operados de madrugada. Em geral, esses critérios barateiam os valores.

Fonte: Agência O Globo

Comentários