Greve do Hospital Senhor dos Passos completa uma semana


Funcionários paralisaram as atividades desde a segunda-feira, 23 (Foto: ASN)

Os funcionários do Hospital Senhor dos Passos, em São Cristóvão, continuam com os salários atrasados e a greve na unidade de saúde completa oito dias nesta segunda-feira, 30. A promessa da Secretaria de Estado da Saúde (SES) ficou de repassar os valores das duas faturas em atraso na última sexta-feira, 27, mas isso não ocorreu. Desde o dia 23 que os funcionários estão com as atividades paralisadas na unidade de saúde.

Sem o repasse do Governo, o hospital que é filantrópico, não consegue mais pagar os salários dos funcionários e nem aos fornecedores. De acordo com a direção do hospital, as faturas dos meses de outubro e novembro não foram pagas. “Com isso os funcionários estão com uma parcela do décimo terceiro em atraso e sem receber o salário de novembro. No dia cinco de janeiro já temos que pagar o salário de dezembro, e para isso precisamos que a Secretaria de Saúde pague as duas faturas em atraso, porque além dos funcionários estamos em atraso com nossos fornecedores também”, afirma Elen Prado, diretora geral do hospital.

A informação da secretaria, segundo Elen, é que no dia 2 de janeiro será paga a fatura do mês de outubro. A de novembro e dezembro ainda não foi dada nenhuma previsão. “Enquanto isso os funcionários estão cumprindo seus horários de trabalho, mas não estão realizando atendimento, apenas os casos graves estão sendo atendidos. Hoje temos apenas um paciente internado, mas já consegui a transferência dele para outra unidade de saúde que será feita amanhã”, conta.

No domingo, 29, moradores de São Cristóvão que precisam utilizar o serviço da unidade de saúde fizeram uma manifestação nas ruas da cidade no intuito de mobilizar a população e autoridades a intervir nessa situação. “As pessoas estão sem atendimento e ontem percorreram a cidade na tentativa de sensibilizar os políticos para que intercedam pelo hospital que está sem funcionar”, diz.

A Secretaria de Estado da Saúde informou, através de nota, que o repasse para o Hospital e Maternidade Nosso Senhor dos Passos será realizado na próxima quinta-feira, dia 2 de janeiro, no valor de pouco mais de R$ 538 mil (R$ 538.280,72).  Ainda de acordo com a SES, serão efetuados os pagamentos das duas faturas em atraso.

Por Karla Pinheiro/Infonet

Comentários