PSOL indica o delegado Mário Leony como pré-candidato à prefeitura de Aracaju


Mário Leony é natural de Salvador, na Bahia, e atua há 18 anos como delegado da Polícia Civil de Sergipe (foto: PSOL)

O Diretório Municipal do PSOL Aracaju aprovou em reunião, realizada no último dia 23 de novembro, a indicação do delegado Mário Leony para representar a legenda de esquerda como pré-candidato à Prefeitura de Aracaju. Ele foi candidato pela primeira vez no último pleito eleitoral, quando concorreu a uma vaga para deputado federal, obtendo um total de 9.396 votos, e ajudando o PSOL a atingir nacionalmente a cláusula de barreira.

Para Mário, a pré-candidatura é um desafio enorme diante de uma conjuntura política tão complexa e de incertezas para o futuro. “Estamos terminando o ano muito pior do que começamos. São muitos retrocessos no âmbito dos direitos sociais, da preservação ambiental e da disputa ideológica. Não existe mais estabilidade política e democrática em nosso país e, infelizmente, nossa cidade é parte desse processo. Por isso, a população não pode ser iludida com projetos que repetem o erro de gestões anteriores nem com discursos que se autoproclamam como novo, mas que na verdade propõem a velha e má política que não se preocupa com o interesse da maioria das pessoas”, afirmou.

“O PSOL vai entrar nessa disputa pra valer. Queremos disputar a maioria social, mostrar que é possível fazer política cuidando e respeitando as pessoas e o meio ambiente. Não nos serve mais a ideia de progresso que expulsa as pessoas de suas comunidades, deixa milhares de pessoas sem casa enquanto contribui para a especulação imobiliária, que corta árvore pra dar espaço pra carro e chama isso de política de mobilidade urbana. Também queremos afirmar que as vidas da juventude negra, das mulheres e das lgbts importam pra nós. Não aceitaremos mais o extermínio e o genocídio como política de Estado”, destacou Mário Leony.

A presidente municipal do PSOL, Hortência Chagas, esclarece, no entanto, que a definição final sobre quem será o candidato do partido será feita na convenção eleitoral, respeitando a legislação eleitoral, portanto, ainda sem data definida para acontecer.

“Nós estamos muito felizes com a indicação da pré-candidatura de Mário Leony. Sabemos do seu compromisso e engajamento na luta em defesa da classe trabalhadora e temos certeza que ele representará muito bem o nosso partido nessa desafiadora tarefa política. Agora, queremos trabalhar para que o debate interno ao PSOL aconteça de forma democrática, de maneira que fortaleça a nossa intervenção pública em 2020”, afirmou Hortência.

Perfil

Mário Leony é natural de Salvador, na Bahia, e atua há 18 anos como delegado da Polícia Civil, a maior parte desse tempo no Departamento de Combate a Homicídios e Proteção à Pessoa – DHPP, cujo trabalho foi reconhecido com o título de cidadão aracajuano em 29 de outubro de 2012. Especialista em Gestão Estratégica em Segurava Pública e em Ciências Criminais. Foi membro do GT de Segurança Pública LGBT da Senasp-MJ na gestão do Ricardo Balestreri, também coordenou o GT de segurança pública para LGBT’s da SSP-SE em 2013.

Militante LGBT e dos Direitos Humanos, Mário é membro fundador da RENOSP LGBTI – Rede Nacional de Operadores de Segurança Pública LGBTI (2010), que é composta por trabalhadores e gestores da segurança pública assumidamente LGBTI, para o enfrentamento da lgbtfobia institucional nos órgãos de segurança pública. Além de fazer parte do Movimento dos Policiais Antifascismo.

Em 2007, Leony assumiu publicamente a homossexualidade, durante um seminário no Rio de Janeiro, promovido pela Senasp/MJ, quando comprometeu-se a voltar para Aracaju e empunhar a bandeira da diversidade dentro e fora da Polícia Civil e participou da implementação do Centro de Referência de Combate à Homofobia da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe.

Fonte: PSOL Aracaju

Comentários