Amigo do organismo: cinco boas razões para consumir tomate regularmente


Foto: reprodução

Praticidade e saúde no prato. O tomate é um grande aliado para quem buscar melhorar os hábitos alimentares. Além de ser bastante nutritivo, pode ser utilizado no preparo de vários pratos - aladas, molhos, sopas, aperitivos, etc.

A nutricionista Jessica Santos, da Superbom, listou cinco propriedades do tomate boas para a saúde. Confira:

Antioxidante: o licopeno presente no fruto é um poderoso antioxidante que ajuda a prevenir e combater a formação de células cancerígenas, principalmente as responsáveis pelo câncer de próstata. "Essa característica também é benéfica para a pele, atuando na diminuição dos danos causados pelos raios solares", explica.

Vitaminas A e C: ambas contribuem para a saúde dos olhos, além de serem importantes para a manutenção da imunidade, que corresponde ao sistema de defesa do organismo contra vírus e bactérias causadoras de doenças.

Vitamina K e cálcio: como essas propriedades auxiliam no fortalecimento dos ossos, o tomate é um ótimo aliado também na prevenção e tratamento da osteoporose.

Anti-inflamatório: a principal ação dessa propriedade no organismo é a redução de dores crônicas relacionadas às doenças como reumatismo, osteoporose e Alzheimer, diminuindo o nível de inflamação.

Poucas calorias: além de ser um alimento de baixo nível calórico, o tomate também tem pouca gordura, portanto é uma ótima opção para inserir no cardápio de quem deseja perder peso de forma saudável e saborosa.

Fonte: iBahia .com

Comentários