Doze municípios estão em situação de emergência por seca e estiagem

Entre dezembro e janeiro, a área com seca moderada no nordeste de Sergipe teve leve aumento. Todo o território sergipano registra seca (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Doze municípios sergipanos estão em situação de emergência por conta da seca e estiagem. São eles: Carira (estiagem), Nossa Senhora da Glória (seca), Porto da Folha (seca), Tobias Barreto (seca), Canindé do São Francisco (seca), Nossa Senhora Aparecida (estiagem), Ribeirópolis (estiagem), Poço Verde (estiagem), Frei Paulo (seca), Monte Alegre (seca), Gararu (seca) e Pinhão(seca).

Cerca de 40.977 pessoas estão sendo assistidas através do programa caminhão-pipa do exército brasileiro. Em Sergipe 62 caminhões-pipa fazem a distribuição de água potável nas comunidades afetadas pela situação de emergência.

De acordo com o gerente técnico da Defesa Civil Estadual, Edivaldo Santos, os decretos de Carira e Nossa Senhora da Glória vencem hoje, mas há a possibilidade de renovação. “Devido a pandemia, a Secretaria Nacional de Defesa Civil fez uma recomendação ao exército para que os municípios que for vencendo o decreto de emergência que eles possam ser renovados para que os municípios não tenham o fornecimento de água interrompido pelo carro-pipa”, conta Edivaldo Santos, ao acrescentar que o decreto é prorrogado por mais 180 dias.

Chuvas

Ainda segundo o gerente técnico Edivaldo Santos, até o mês de julho existe a possibilidade de chuvas para todo o estado. “A gente chama o período que vai de março a julho de quadra chuvosa e dentro desse período há chuvas moderadas e elevadas. Estamos recebendo boletins diários sobre o tempo e pedimos que as pessoas continuem vigilantes e redobre a atenção”, informa.

A Defesa Civil de Aracaju pode ser acionada pelo serviço emergencial 199. Já o 193 é para acionar a Defesa Civil Estadual ou pelo telefone de plantão (79) 9 9191-2102.

por Aisla Vasconcelos/Infonet.

Comentários