Veja os serviços do Detran-SE que funcionam normalmente

(Foto: arquivo Portal Infonet)


Com a restrição de alguns serviços em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), é comum a dúvida de muitos condutores em relação aos serviços que o Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran-Se) ainda realiza. O Porta Infonet  reuniu as dúvidas mais frequentes e buscou tirá-las através das informações prestadas pelo Chefe de Gabinete da presidência do Detran-SE, Vanderson Melo. Veja a seguir.

Portal Infonet- Como está a situação do licenciamento de veículo. Alguma mudança? 

Vanderson Melo – O Detran informa que a questão relativa ao licenciamento anual segue sem alteração. “Ele continua a seguir o calendário anual de pagamento. Dessa maneira, todas as terminações de placa têm o mês correspondente para se efetuar o pagamento. Isso não mudou. É só consultar o calendário.”, destaca o órgão.

Quais serviços funcionam atualmente no Detran-SE?

VM– Todas as questões de cunho veicular estão ativas no Detran-SE, a exemplo do licenciamento, já explicado acima, transferência da propriedade do veículo, primeiro emplacamento, e segunda via do recibo de compra e venda. No entanto, o Detran deixa claro que é preciso fazer um agendamento para ter acesso a um desses serviços.

Infonet- Há algum canal digital para realizar alguma dessas tarefas? 

VM- O Detran explica que através do portal de autoatendimento o condutor pode realizar muitas das tarefas citadas acima sem precisar sair de casa. Basta acessar o portal e verificar se a demanda pode ser atendida de maneira virtual. Caso contrário, é só agendar uma visita a sede do órgão através do telefone 0800 079 6100.

Infonet- Como pedir renovação da CNH?

VM– Em virtude do atual cenário da pandemia da Covid-19, o Detran explica que o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) juntamente com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), expediu a determinação 185, que trata de assuntos assuntos relativos a veículos e habilitação. Neste caso, a medida determina que todas as habilitações que venceram a partir do dia 19 de fevereiro deste ano até o momento não serão passíveis de multas. “Se o condutor for parado numa blitz por exemplo e estiver com a CNH vencida a partir do dia 19 de fevereiro deste ano não será aplicada nenhuma penalidade. Mas é preciso lembrar que a medida vale a partir do dia 19/02. Desse data para traz vale as regras já em vigor”, resume o órgão.

Infonet- E a vistoria de veículo? Ainda está em funcionamento normalmente?

VM– O Detran explica que a vistoria em veículos continua sendo feita, mas mediante prévio agendamento através dos canais de comunicação já citados, como o portal de autoatendimento. “Além disso, os clientes podem fazer a vistoria através das empresas terceirizadas de veículos. A princípio elas estavam fechadas, mas nós já autorizados a abertura delas”, destaca o Detran-SE.

por João Paulo Schneider/Infonet

Comentários