Gestores do Nordeste lançam ações para expandir agricultura familiar na região

Foto: Shirley Rocha.

 

O Fórum dos Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar do Nordeste lança, nesta quarta-feira (19), às 16 horas, o Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste (PAS/NE) e o Sistema de Informação Regional da Agricultura Familiar (Siraf/NE), duas importantes ações que visam fortalecer o cooperativismo e o associativismo da agricultura familiar. O evento, contará com a participação de governadores dos estados do Nordeste, e terá transmissão ao vivo no canal do Fórum dos Gestores da Agricultura Familiar Nordeste no Youtube.


O PAS/NE é uma estratégia do Fórum com o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, com a finalidade de fortalecer e expandir a agricultura familiar, construída em diálogo com os movimentos sociais e a sociedade civil organizada. Sua implantação está se dando de forma progressiva, a partir das diferentes possibilidades dos governos estaduais, mas cada avanço é compartilhado no ambiente do Fórum, permitindo que sejam replicados, de forma colaborativa.


Já o Siraf/NE é um portal regional que sistematizará a oferta dos produtos da agricultura familiar existentes na Região Nordeste. Além de facilitar o acesso e qualificar as informações de mercado, agilizando os processos de compras governamentais e abrindo novos canais de comercialização com o setor privado, contribuirá com o fortalecimento das cooperativas e associações da agricultura familiar, que serão responsáveis pela alimentação de sua base de dados, dando visibilidade à diversidade dos seus produtos e ao volume de sua produção.


O evento contará com a participação de governadores da região e dos secretários estaduais responsáveis por essas políticas, dentre eles o secretário de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca de Sergipe, André Luiz Bomfim Ferreira. Além de técnicos, lideranças e assessores dos movimentos sociais e organismos internacionais.


Da ASN.

Comentários