Governo realiza ação de conscientização para uso da máscara no centro comercial

Foto: Asom/SES.

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Vigilância Sanitária e com a parceria do Procon estadual, Vigilância Sanitária de Aracaju, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, realizou na  quinta-feira(13), no centro comercial da capital, uma ação de conscientização junto às pessoas que circulavam pelo Calçadão da João Pessoa para o uso da máscara facial, por ser esta uma das formas de prevenção ao novo coronavírus. Cada pessoa flagrada sem máscara recebeu uma da Secretaria de Estado da Saúde.


O coordenador da Vigilância Sanitária estadual, Ávio Britto, constatou que a grande maioria das pessoas estavam usando máscaras, mas flagrou algumas pessoas sem a peça facial e outras usando-a incorretamente. Cada cidadão que passava sem a máscara ou usando-a abaixo do nariz era parado pela equipe fiscalizadora. “Cada abordagem foi feita de forma gentil e educada, porque nosso objetivo não foi o de multar, mas o de conscientizar”, disse Britto.


Entre as pessoas abordadas pela equipe fiscalizadora estava Washington Santana Figueiredo, morador da Tijuquinha, localidade do município de São Cristóvão, na Grande Aracaju. Ele confessou que não gostava de usar a máscara, mas elogiou a iniciativa da SES e seus parceiros. “Saí de casa sem a máscara por esquecimento e embora não goste de usá-la, sei que é importante. Vou me esforçar para que isso não aconteça mais. Acho louvável esse trabalho de conscientização”, disse. Cada pessoa flagrada sem máscara, recebeu uma da Secretaria de Estado da Saúde.


O advogado e fiscal do Procon estadual, Tiago Oliveira, explicou a participação do órgão na ação. “Estamos fazendo um trabalho em conjunto para reforçar as ações de enfrentamento e de conscientização em relação às medidas sanitárias com vistas a reduzir a disseminação da pandemia. Vamos fazer abordagens com as pessoas que estiverem sem máscaras e também dentro dos estabelecimentos para conferir o distanciamento, o uso de máscaras e a disponibilização de substâncias sanitizantes nestes ambientes”, disse.


De acordo com Ávio Britto, a ação continua nos próximos dias, em vários pontos da cidade. Nesta sexta-feira as equipes estarão atuando nos terminais de ônibus da Rodoviária Velha e do Distrito Industrial de Aracaju (DIA). As feiras livres também serão visitadas pelos fiscais. Antes do início do trabalho de campo nesta quinta-feira, os órgãos se reuniram no Centro Administrativo para alinhar o trabalho.


Da ASN.

Comentários