Na retomada das atividades, uso de máscaras continua sendo essencial

Fabrízia Tavares (foto André Moreira/PMA)


 “A pandemia veio para mostrar que precisamos mudar nossos hábitos de higiene e saúde”. A constatação é da médica Fabrízia Tavares, infectologista da Secretaria da Saúde de Aracaju, e serve como base para esse momento de retomada de muitas atividades em Aracaju, quando há um aumento de pessoas circulando nas ruas.


“A retomada tem que acontecer de forma consciente, orientada, principalmente no que concerne a uma mudança de comportamento com relação à higienização e à manutenção das medidas gerais de precaução, porque tanto empregadores quanto trabalhadores devem ter em mente que o ambiente de trabalho pode ser um fomentador da transmissão do novo coronavírus”, justifica Fabrízia.

Nesse contexto, a máscara é, literalmente, um escudo contra o vírus. “É crucial usar máscara durante todo o turno de trabalho, observando as condições de sujidade e umidade dessa máscara”, observa a infectologista.

Ou seja, se a máscara sujou ou umidificou, tem que ser trocada. “Não se deve achar que dá para usar a mesma máscara das 7h até às 18h, por exemplo”, observa. Por isso, é importante que quem passa o dia todo fora de casa, leve duas ou três máscaras para o trabalho, a fim de trocá-las periodicamente.

“Todos precisam permanecer de máscara, mesmo que não haja clientes no momento ou entre os colegas. Mesmo nesse caso, também é preciso haver o distanciamento, higienização, uso de máscara e, se um não tiver fazendo, o colega deve orientar, porque isso evita a contaminação tanto no local de trabalho quanto em casa”, adverte.

Dessa forma, de acordo com Fabrízia, as atividades econômicas podem ser retomas paulatinamente e com segurança. “Enquanto cidadãos, empregadores ou trabalhadores, devemos ter consciência de que precisamos preservar nossa saúde e a do outro, tomando as medidas corretas e cumprindo nosso papel”, ressalta.

Fonte: Ascom SMS

Comentários