Petrobras avalia projeto em águas profundas após testes em poço de SE

Itaporanga noticias
Navio de produção passou cerca de 180 dias sobre reservatório Farfan para verificar dados de exploração (Foto: Steferson Faria/Agência Petrobras)

 

A Petrobras está analisando se vale a pena ou não, nesse momento, continuar o projeto de exploração de petróleo e gás dos novos reservatórios descobertos em águas ultraprofundas (2.500 metros), a 70 km da costa sergipana. A empresa conclui nos últimos meses o Teste de Longa Duração (TLD) na região intitulada de ‘Farfan’, onde está o reservatório mais promissor da recente descoberta.


O teste durou em torno de 180 dias e utilizou um navio de produção no local para analisar dados como a vazão e pressão do poço, além da capacidade de extração de gás e petróleo. As informações foram colhidas e estão na cúpula da empresa, no Rio de Janeiro, sob rigorosa análise. Na balança, a empresa coloca o custo da operação, o valor do petróleo no mercado, o retorno previsto e os parceiros interessados na extração. Segundo o diretor de Relação Institucional da Petrobras, Roberto Ardenghy, ainda não há uma posição da empresa sobre esses resultados, mas “o clima de otimismo em relação ao poço é grande”, disse para nossa reportagem.


O TLD também deve ser realizado em outros três reservatórios que foram descobertos junto com o Farfan, mas a Petrobras ainda não divulgou as datas dessas etapas.


Em maio completou um ano desde que a Petrobras oficializou a descoberta deste novos reservatórios em águas profundas de Sergipe. O trabalho coincide com a política que a empresa vem direcionando suas ações nos últimos meses, que é a exploração de recursos em águas profundas. Antes do TLD, os primeiros testes já haviam confirmado a existência de petróleo de excelente qualidade nos reservatórios em questão. “Sergipe foi o primeiro estado onde tivemos produção de petróleo em águas profundas[Piranema], e continua nessa tradição. Essa é uma área que adquirimos na ANP há alguns anos. Primeiramente fizemos o trabalho sísmico e constatamos a existência de um bloco exploratório muito interessantes”, confirma Ardenghy.


A expectativa sobre os novos poços só cresce, na ótica estadual, principalmente pelas últimas medidas adotadas pela Petrobras no território sergipano, como desinvestimento em campos e hibernação de unidades, sejam elas marítimas ou polos terrestres.


Por Ícaro Novaes/Infonet.


Comentários