Cosme e Damião: pandemia muda tradição em casas de axé

 



Setembro é o mês que marca a celebração dos santos Cosme e Damião, tanto na religião de matriz africana como também na Igreja Católica. O dia 27 do mês é a data dedicada para a entrega do tradicional caruru, em agradecimento aos santos, e é também o momento em que os terreiros ou “casas de axé” realizam as comemorações e os festejos em celebração a data. Tem muita gente que segue oferecendo o caruru ainda no mês de outubro.


No entanto, diante da pandemia de Covid-19, esse ano essa comemoração deve acontecer de forma diferente, já que uma das principais formas de evitar a propagação do vírus é mantendo o distanciamento social.


Pensando nisso, a Mãe Jacira do Ogum, cuidadora de uma das “casas de axé” mais tradicionais da Zona Oeste de Aracaju decidiu fazer a entrega de kits com o caruru, doces, bolos e brinquedos para crianças em comunidades carentes de Nossa Senhora do Socorro, na Grande Aracaju.


“Eu mesma planejei meu caruru dessa forma pra evitar o tumulto. Pelo menos seis pessoas participam dessa ação comigo. Entregamos ao todo uns 100 kits. Fizemos filas, respeitando o distanciamento, e entregamos os doces, o caruru e brinquedos para as crianças”, explicou Mãe Jacira.


Cosme e Damião representam os erês, entidades infantis, que trazem vida e alegria, características comuns nas crianças. A entrega de doces, brinquedos e do caruru é uma forma de prestigiar essas entidades, agradando as crianças terrenas.


Fonte: Fan f1.

Comentários