Montante em pneus avaliado em R$ 170 mil é apreendido por origem ilegal

 

Foto: SSP/SE

Mais de uma centena de pneus, supostamente adquiridos de forma ilícita, foram apreendidos no interior de um estabelecimento comercial em Itabaiana/SE nesta terça-feira, 27. O material confiscado compreendia 118 pneus de diversas marcas e modelos avaliados em cerca de R$ 170 mil.

A ação foi deflagrada pela Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Militar e Policia Civil após denúncia anônima de que naquele município estaria acontecendo a venda de pneus com possível origem ilícita.

A mercadoria foi localizada em galpão comercial, onde estavam diversos pneus amontoados. Funcionário do local não soube informar a origem dos pneus, nem tampouco se eles possuíam as respectivas notas fiscais de compra.

O delegado Rafael Kaufer, responsável pelo caso, explicou que há duas linhas de investigação para o caso. Uma delas avalia se o material entrou sem pagar o imposto - descaminho - ou se não atende critérios da legislação brasileiro - contrabando.

“Recebemos o contato da PRF e da PM informando que havia a denúncia de um galpão com uma carga de pneus, que teria sido objeto de roubo. Diligenciamos e através de informações, que a princípio, eram pneus fruto de descaminho. São 118 unidades de quatro marcas provenientes do Paraguai, que teriam atravessado a fronteira sem pagamento de imposto. Mas, ainda não foi afastada a hipótese de contrabando”, detalhou.

Diante da não apresentação da documentação fiscal de origem, a mercadoria foi apreendida e encaminhada à delegacia de Polícia Civil, em Itabaiana/SE.

 

*Com informações da SSP

Comentários