Equipe de Governo faz vistoria técnica no molhe da Atalaia Nova

 

Foto: Marcos Rodrigues/Sedurbs

Com o intuito de vistoriar e avaliar de perto a atual situação do molhe de contenção da Atalaia Nova, na Barra dos Coqueiros, uma equipe técnica do Governo do Estado realizou na manhã da segunda-feira (12) uma visita ao local. A equipe foi composta pelo secretário estadual do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Ubirajara Barreto; pelo prefeito do município da Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo; pelos gestores da Administração Estadual de Meio Ambiente (Adema), do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec), do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER), além de engenheiros civis, dentre outros profissionais.

Segundo o prefeito da Barra dos Coqueiros, a visita atende a uma solicitação feita ao Governo do Estado. "Fizemos o pedido e o governador Belivaldo Chagas foi sensível ao nosso pleito e enviou equipes técnicas, para que após a avaliação, possamos buscar soluções e encontrar um modo de resolver o problema do avanço das águas que tem afetado a todos, principalmente aos moradores da Atalaia Nova. Por se tratar de um pólo turístico, precisamos encontrar um meio para que a situação não se agrave ainda mais", destacou.

De acordo com o diretor do Depec, tenente-coronel Luciano Queiroz, ações efetivas e medidas de prevenção serão tomadas. "A visita ao local serviu para que elaboremos um Relatório Técnico de Vistoria (RTV) com todos os dados necessários, a fim de que possamos realizar decisões e providências. Com o RTV aqui da região da Barra dos Coqueiros, teremos um levantamento das pessoas que possam vir a ser prejudicadas nesse perímetro e, dessa forma, atuaremos de forma preventiva junto às esferas federal e estadual, a quem buscaremos recursos para substanciar as pessoas que por ventura venham ser afetadas",explicou.

Acompanhado por especialistas do órgão ambiental, o diretor-presidente da Adema, Gilvan Dias, disse que a inspeção ao local serviu para que o problema seja analisado minuciosamente. “O projeto não atenderá apenas ao município da Barra dos Coqueiros, mas a todo o estado de Sergipe, uma vez que envolve o desenvolvimento sustentável e o turismo. Dessa forma, trabalharemos em conjunto para darmos agilidade nas questões de licenciamento ambiental, porém, em conformidade com a legislação e dentro das responsabilidades que o caso requer", frisou.

O secretário Ubirajara Barreto ressaltou que a visita além de ter sido essencial para avaliar de perto todo o contexto da situação, serviu para que todos os órgãos envolvidos trabalhem de forma integrada, a fim de encontrar a resolução para o caso. “Todos os técnicos de cada pasta viram 'in loco', o trecho em que o mar já levou boa parte das frentes das casas, e, diante disso, buscaremos uma solução para que possamos retomar a normalidade nesse trecho que compreende cerca de 1.100 metros de extensão. Nosso objetivo é poder solucionar a questão do molhe o quanto antes, e, com isso garantir a segurança dos moradores, principalmente os que residem na sua proximidade. É uma somação de esforços entre União, Estado e Prefeitura Municipal para que este problema seja resolvido o quanto antes”, enfatizou.

O molhe

O molhe é um paredão de pedras de grande porte, construído com o objetivo de amenizar as ações das marés altas, cujas águas avançam o perímetro urbano, danificando parte de algumas residências. Com o passar dos anos, o avanço das águas, aos poucos, vai retirando o material fino que faz parte do seu interior, causando a desarrumação das pedras e fazendo com que sua função seja prejudicada. Em algumas situações, a manutenção dos molhes se dá com a limpeza, recomposição das pedras e preenchimento das brechas ocasionadas pela ação das águas com pedras menores, além da aplicação de uma manta geotêxtil em sua volta, evitando que a água leve o material fino para o mar.

Fonte: ASN

Comentários