"Bolsonaro não consegue conviver com a democracia", diz Carlos Ayres Britto

Foto: Focus.jor


Durante entrevista ao programa Sergipe Verdade, da rádio SIM FM, na tarde desta sexta-feira, 6, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, o jurista sergipano Carlos Ayres Britto, forneceu um panorama quanto à condução do presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) e seus constantes atritos com os três poderes do Estado.

Em suas palavras, as divergências são o resultado da dificuldade do líder em entender seu papel como subserviente aos princípios da Constituição Brasileira.

“Nós vivemos em uma democracia, que é o único regime político e jurídico aceitável. Uma democracia é mais em torno da lei do que em torno da vontade pessoal de qualquer autoridade pública civilizada. Mas me parece que o nosso presidente não consegue viver com a democracia, e por isso, a vida dele é de conflito, atrito e estresse com os outros poderes. Ele tem dificuldade em entender que o dever dele é cumprir e manter a Constituição, e se adaptar ao que está dentro da lei”, explicou o jurista.

Nesta quinta-feira, 5, o presidente do STF, o ministro Luiz Fux, cancelou uma reunião com os chefes dos Poderes e se posicionou contra o presidente Bolsonaro, argumentando que o mesmo estaria ultrapassando os limites do exercício do direito à liberdade de expressão e respeito entre os Poderes para a harmonia institucional do país.

Esta decisão foi avaliada pelo ex-ministro Carlos Britto como uma decisão muito clara que configura possível manobra do presidente do STF para evitar “perder tempo” em reuniões com o presidente.

“Eles acertam uma coisa nas reuniões e logo depois ele (o presidente) vai lá e descumpre o que foi acertado. Então ele estaria perdendo seu tempo, jogando para a plateia. Só que a plateia se torna cada vez mais e mais esclarecida e ciente das coisas. A harmonia entre os poderes e as quatro linhas da Constituição não é difícil, é só ficar cada um no seu quadrado”, finalizou.


Fonte: Fan F1

Comentários