25/03/2013 10h47 - Atualizado em 25/03/2013 10h47

Sergipe ocupa o 2º lugar nacional de cheques sem fundos

Levantamento do Serasa revela que o estado só perde para Roraima.
Só em fevereiro foram devolvidos 46 milhões de cheques sem fundos.

Do G1 SE
Comente agora
Apesar da redução nacional, Sergipe ainda ocupa o segundo lugar entre os estados brasileiros com maior número de cheques sem fundos. O levantamento realizado pelo Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos, mostra que até fevereiro deste ano, dos 180 milhões de pagamentos realizados desta forma, 46 milhões deles foram devolvidos.
A parcela de cheques devolvidos no país por falta de fundos caiu para 1,9% em fevereiro, na comparação com os 2,02% registrados em janeiro. Entre os estados brasileiros, Roraima segue como o estado com o maior percentual de devoluções (13,01%), seguido por Sergipe (8,61%) e Acre (8,41%). Na ponta de baixo desse índice está o estado de São Paulo (1,62%).
Um dos empresários que acumula pilhas de dívidas devido aos cheques sem fundos é o sergipano José Maria Omena, que agora adota algumas precauções. “A gente não aceita cheques pré-datados, apenas para os pagamentos que vão cair no mesmo dia. Todo cheque que a gente recebe é passado pelo SPC e Serasa para saber se há restrições”, disse.
O empresário Rodrigo Rocha explica que muitos dos casos de cheques sem fundos acontecem devido à falta de planejamento orçamentário. “As pessoas precisam se planejar mais antes de comprar, devem evitar usar um recurso que depois possa virar em uma dívida. Para os empresa´rios, ainda é recomendável o cartão de crédito já que os riscos do cheque é muito alto”, explica.

Comentários