“Até parece que depois do Proinveste, Sergipe não terá problemas”

“Até parece que depois do Proinveste, Sergipe não terá problemas”

Do Brasil 247
"Até parece que depois do proinveste, Sergipe não terá problemas". (Foto: Agência Alese)
O líder da oposição Venâncio Fonseca (PP) rechaça críticas de que projeto de empréstimo esteja sendo tramitado de forma vagarosa; “o projeto chegou na Assembleia e muita gente fez cobranças sem conhecer as regras. O regimento diz que quando há veto do Governo, a pauta fica trancada e só pode haver qualquer tramitação após os vetos serem votados. Foi isso o que aconteceu não só com o Proinveste, mas também com todos os projetos que estão na Casa, inclusive do Poder Judiciário”, disse o parlamentar, em entrevista aos jornalistas André Barros e Rosalvo Nogueira, na Jovem Pan FM.
Depois de muitos debates e negociações, a aprovação do Proinveste parece estar cada vez mais próxima. Na última semana, os dois projetos solicitando empréstimos de R$ 567 milhões foram aprovados por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa (AL). Embora a demora na votação tenha sido muito questionada, o deputado estadual e líder da oposição Venâncio Fonseca (PP) diz que a pressa interfere no regimento interno.
“O projeto chegou na Assembleia e muita gente fez cobranças sem conhecer as regras. O regimento diz que quando há veto do Governo, a pauta fica trancada e só pode haver qualquer tramitação após os vetos serem votados. Foi isso o que aconteceu não só com o Proinveste, mas também com todos os projetos que estão na Casa, inclusive do Poder Judiciário”, disse o parlamentar, em entrevista aos jornalistas André Barros e Rosalvo Nogueira, na Jovem Pan FM.
Segundo Venâncio, a população sergipana está sendo enganada quando se afirma que o empréstimo é a salvação para o Estado. “Até parece que, depois da aprovação do Proinveste, Sergipe não vai ter mais problemas. A realidade não é essa”, ressalta. O parlamentar diz ainda que o projeto para obras, por exemplo, soma cerca de R$ 428 milhões, valor que será direcionado a obras importantes, mas não abrange todos os municípios.
Para ele, muitos estão se aproveitando do Proinveste sem nem saber o que é. “O pior é que ainda emitem opiniões estapafúrdias, como disseram, por exemplo, que a demora na votação estava relacionada à vaga de Susana Azevedo no Tribunal de Contas do Estado (TCE). Acho isso um absurdo e uma falta de respeito”, desabafa Venâncio. Na opinião dele, só está criando problema em torno do Proinveste quem quer se aproveitar politicamente dos projetos. “Trata-se de um acordo entre situação e oposição e nada mais. A tramitação está seguindo seu curso normal”, diz.
Seguindo com as críticas, o deputado falou sobre as declarações do senador Valadares (PSB) em relação ao Proinveste. “Ele tem sido muito infeliz. Primeiro, quis relacionar a doença do governador Marcelo Déda (PT) aos deputados Adelson Barreto (PSB) e Maria Mendonça (PSB). Depois, foi para o Twitter colocar umas coisas que eu, sinceramente, não esperava”, afirma.
Para Venâncio, as últimas atitudes de Valadares não correspondem ao histórico do senador. “Ele é um dos políticos mais antigos de Sergipe e nunca se comportou dessa maneira”, disse. De acordo com o parlamentar, os jovens precisam ter mais oportunidade na vida pública e, para isso, os mais velhos precisam ceder o lugar. Voltando a falar sobre o Proinveste, Venâncio garante a aprovação dos projetos. “Com certeza essa novela já está chegando ao final. O último capítulo está pronto, só falta exibir”, finaliza.

Comentários