Prefeitura de Itaporanga resgata programa social Mais Sopa

Prefeitura de Itaporanga resgata programa social Mais Sopa


O programa Mais Sopa está de volta à Itaporanga D’Ajuda. Idealizado pela primeira gestão da prefeita Maria das Graças (Gracinha), o programa vai atender aproximadamente 400 famílias, oriundas de vários bairros da sede do município, sendo crianças, gestantes, adultos, idosos e pessoas com deficiência, todas em situação de vulnerabilidade quanto à insegurança alimentar.
 A intenção da Prefeitura é ir aumentando gradativamente o programa até que a sopa seja servida diariamente.(Ascom/PMI)

A intenção da Prefeitura é ir aumentando gradativamente o programa até que a sopa seja servida diariamente.(Ascom/PMI)
O Programa Mais Sopa congrega ações socioeducativas junto às famílias, prestando informações e orientações sobre segurança alimentar, direitos socioassistenciais, através de dinâmicas, rodas de conversas, relato de histórias, apresentações de vídeos, entre outros.
Para a prefeita Gracinha, o projeto tem uma grande importância social para o município devido ao grande número de famílias carentes.
“Esse é um programa que faz parte da nossa política pública voltada ao resgate social e à promoção humana. Um programa social que criamos na nossa primeira gestão e que ficou esquecido pelo meu antecessor, mas agora resgatamos para atender os anseios do nosso povo”, explica a prefeita.
De acordo com a médica Elma Amorim, os beneficiados pelo programa fazem parte do Cadastro Único dos Programas Sociais do município e passaram por uma avaliação nutricional antes de serem inscritos.
“As famílias cadastradas foram selecionadas através de um levantamento realizado pela Secretaria de Assistência Social. Todas elas atendem os requisitos básicos para terem direito ao benefício alimentar. Nós estamos começando com uma média de 400 refeições por dia, mas a intenção da prefeita é aumentar aos poucos o número de refeições”, observa a clínica geral.
O Programa Mais Sopa, que foi aprovado pelo Conselho Municipal de Assistência Social e de Segurança Alimentar e Nutricional, será custeado com recursos próprios do município, mas está aberto para receber doações e realizar parcerias.
Inicialmente serão distribuídas 2 mil refeições por semana, totalizando 8 mil refeições por mês. O lançamento do programa acontece nesta quinta-feira, às 16h, na Rua Francisco Sobral Garcez, 291, no Bairro da Estação, local onde as refeições serão servidas, sempre às 16h, de segunda a sexta-feira.
Da T. Dantas Comunicação

Comentários