PREFEITURA DE ITAPORANGA D'AJUDA FAZ DOAÇÃO DE ENXOVAIS.

Mais 70 gestantes de Itaporanga D’Ajuda foram contempladas com um kit de enxoval. A solenidade de entrega, realizada pela Secretaria Municipal de Ação Social e Trabalho, aconteceu na manhã desta quinta-feira (8), no Auditório Municipal. Além do kit de enxoval, cada gestante recebeu uma bolsa de viagem.

Camisetinhas, fraldas, toalha fralda, luvas de algodão, sacola para recém-nascido, touca de algodão, sapatinho de algodão e banheira compõem o kit de enxoval.

Para serem contempladas com o enxoval, as gestantes passaram por uma avaliação social, onde foram atendidas pela equipe do Programa de Atenção Integral a Família – PAIF. O cadastro social teve por objetivo identificar cada gestante.

Também para ter direito ao enxoval as gestantes tiveram que atender algumas normas, entre elas, estar em dia com o pré-natal e participar das ações socioeducativas realizadas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

A iniciativa da atual gestão constitui-se em um trabalho socioeducativo, de caráter interdisciplinar, comungando ações das políticas sociais de assistência social, saúde, educação, e segurança alimentar do município, além de contribuir para a garantia dos direitos das gestantes e de suas futuras crianças.

A prefeita Maria das Graças (Gracinha) destaca a entrega do enxoval como um momento que abrange muitos pontos e, em especial, passar informação para todas as futuras mães beneficiadas pelo Programa de Atenção Integral à Família.


“Este projeto que desenvolvemos não se resume simplesmente na entrega dos kits de enxoval, mas temos algo muito maior, que é a nossa preocupação em fazermos um trabalho de informação, cuidado e acompanhamento direcionado a todas essas futuras mães”, diz Gracinha.

Para a coordenadora da Secretaria de Assistência Social, médica Elma Regina, além da entrega do kit de enxoval, a Prefeitura também promove cursos de capacitação para as futuras mamães.



“A Prefeitura de Itaporanga oferece todo o apoio necessário para que as mães tenham um maravilhoso parto, e a Secretaria de Ação Social continuará dando todo apoio para que nossas crianças tenham uma excelente qualidade de vida e, para isso, frequentemente, promovemos cursos para capacitar as futuras mamães para este momento tão importante de suas vidas”, declara Dra. Elma Regina.

Durante a solenidade de entrega dos enxovais, as mães assistiram a uma apresentação musical, com a dupla Keli Melo e Anderson. Também foi servido um lanche para todas as pessoas que estavam presentes ao evento.
 
Além da prefeita Gracinha e da coordenadora Elma Regina, também prestigiaram o evento a secretária municipal da Cultura, Mirela Cortês; o secretário adjunto municipal de Governo, Alberto Oliveira; a psicóloga Clíscia Ferreira e a coordenadora do CRAS, Emanuelle Loyola.

Comentários