Samu 192 Sergipe tem mais de 90% da frota em atividade


Os trabalhos de manutenção corretiva dos veículos de urgência estão sendo feitos diariamente, o que tem possibilitado a consequente operacionalização desses veículos

Das suas 43 Unidades de Suporte Básico (USBs) e 16 de Suporte Avançado (USAs), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) mantém ativas, na manhã desta segunda-feira, 22, 38 USBs e todas as USAs. Números esses que correspondem a mais de 90% da frota operacional do Serviço.
De acordo com o apoiador da Diretoria Operacional da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), José Conceição, os trabalhos de manutenção corretiva dos veículos de urgência estão sendo feitos diariamente, o que tem possibilitado a consequente operacionalização desses veículos.
"Das viaturas baixadas, apenas uma circula em Aracaju. Conforme demandas apresentadas, pelo menos três ambulâncias deverão voltar à ativa ainda esta semana, a fim de que a assistência pré-hospitalar também seja mantida por meio dessas viaturas. Assistência essa que também conta com duas duplas de motosocorristas que agilizam o atendimento de suporte básico, mesmo sem a remoção do paciente", declarou o apoiador.
Os principais reparos agilizados com freqüência são troca de pneus, de pastilhas de freio, de óleo e de lâmpadas. Entre as demandas apresentadas recentemente, estão restauração em correia de acessórios, em rede elétrica e em sinalização ocular. Esses serviços, por sua vez, são concluídos em curto prazo, garantindo o retorno desses veículos aos atendimentos.
"As ambulâncias do Samu funcionam ininterruptamente e isso requer uma ação contínua de manutenção técnica. Com empenho de profissionais habilitados, trabalhamos para reduzir ao máximo o período em que as mesmas permanecem nas oficinas. Mesmo assim, o remanejamento das viaturas ativas nas diferentes regionais do Estado, ou seja, em localidades estratégicas, possibilitam a continuidade normal da assistência dada aos sergipanos", concluiu José Conceição.
Assistência ininterrupta
Segundo o assessor da superintendência do Samu 192 Sergipe, Victor Vilhena, a realização de serviços preventivos ou corretivos em determinadas ambulâncias não implica na desassistência da população. "O Samu trabalha com modelo geocêntrico de distribuição das viaturas. Isso quer dizer que qualquer ambulância, seja básica ou avançada, de qualquer região ou município sergipano, poderá ser deslocada para qualquer ponto do Estado de Sergipe onde se faça necessário prestar assistência à população. Ou seja, a cobertura de todo o território sergipano está garantida por parte do Samu 192", enfatizou Vilhena.

Demanda
O número de ocorrências atendidas pelas equipes de suporte básico e avançado do Samu 192 Sergipe está intimamente ligado ao envio contínuo de viaturas para realização de serviços de manutenção corretiva. Entre os meses de janeiro e outubro de 2013, o Samu registrou 35.500 atendimentos (19% feitos por USAs e 81% por USBs. No mesmo período de 2014, foram registrados 41.500 atendimentos (cerca de 20% a mais, com 21% feitos por USAs e 79% por USBs).
Entre janeiro e outubro de 2013, o atendimento a casos clínicos feitos pelo Samu 192 Sergipe representaram, em média, 52%, comparado ao percentual de traumas, que foi de 48%. No mesmo período de 2014, os casos clínicos compreenderam 56% da totalidade e os de trauma, 44%. Os casos clínicos abrangem atendimentos psiquiátricos, obstétricos, de doenças cardiovasculares, entre outros casos.

Novas ambulâncias 


Para qualificar a assistência pré-hospitalar oferecida pelo Samu 192 Sergipe, em junho deste ano, oito novas ambulâncias foram adquiridas a partir de um acordo firmado entre Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Ministério da Saúde (MS). As novas viaturas contribuíram para a renovação da frota operacional do Serviço e para a criação de uma frota reserva.

Fonte: ASN.
Fotos: Ricardo Pinho/FHS
Fotos: Ricardo Pinho/FHS

Comentários