Terapia com cães leva afeto e estímulo aos pacientes do Hospital da Criança

 


Você já ouviu falar em cinoterapia? A terapia com cães é um dos instrumentos utilizados no Hospital da Criança Dr. José Machado de Souza, equipamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), para promover o bem-estar e o estímulo das crianças internadas na unidade.


O projeto é uma parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe que, a cada 15 dias, envia os cães Jolie e Zumbi, dois labradores caramelo e preto, respectivamente, que fazem a alegria de crianças e adultos na unidade. Acompanhados pelos cinotécnicos responsáveis, os cães visitam todas as alas do Hospital da Criança, levando alegria e afeto por onde passam.


Responsável por acompanhar a dócil Jolie, o sargento Tiago Garcia, cinotécnico do Corpo de Bombeiros, explica que o contato com o cachorro aumenta a socialização e estimula as crianças a falarem e a se locomoverem dentro do hospital.  


“O cão, por ser uma visita inusitada em um hospital, é uma maneira de deixar o dia mais leve. Não só das crianças que estão sendo atendidas ou internadas, mas também dos seus acompanhantes, provocando assim o bem-estar e estimulando esses pacientes. O animal tem o poder de aumentar a autoestima dos pacientes, além de render boas histórias para contar aos seus amiguinhos e familiares”, ressalta Tiago.


Fonte: ASN

Comentários