Siri sanfoneiro vira atração no Conj. João Alves em Socorro


Monumento homenageia antigo nome do conjunto e a festa junina.
Escultura foi produzida pelo artesão sergipano Ary Marques Tavares.

Do G1 SE
Escultura instalada na rótula principal do Conjunto João Alves em Socorro (SE) virou atração turística (Foto: Divulgação/ANS)Escultura instalada na rótula principal do Conjunto João Alves em Socorro (SE) virou atração turística (Foto: Divulgação/ANS)
Uma escultura de um siri gigante e sanfoneiro virou atração entre moradores do Conjunto João Alves, em Nossa Senhora do Socorro, na Grande Aracaju. O monumento instalado na rótula principal do conjunto é uma homenagem, segundo a Prefeitura Municipal, ao lugar que se chamava ‘Conjunto Siri’ e também à tradicional festa junina que atrai milhares de forrozeiros de vários municípios sergipanos, intitulada ‘Forró Siri’.

A novidade logo se tornou ponto turístico e muitos moradores aproveitaram para tirar fotos ao lado do siri sanfoneiro. Esse foi o caso da estudante Lilian Fiel, de 27 anos, que mora no Conjunto João Alves desde que nasceu. “Achei muito interessante a proposta, pois o João Alves sempre foi conhecido como o Siri, e agora temos uma escultura belíssima como essa homenageando o nosso conjunto”, disse.
O mais novo e ilustre morador do Conjunto João Alves tem cerca de 7,5 metros de comprimento, 6 metros de largura e 1,5 metro de altura e foi produzido pelo artesão sergipano Ary Marques Tavares, que também assina a obra do caranguejo gigante instalado na Orla de Atalaia, na Zona Sul de Aracaju.
Muitos moradores aproveitaram para tirar fotos com o siri sanfoneiro (Foto: Divulgação/ANS)Muitos moradores aproveitaram para tirar fotos com o siri sanfoneiro (Foto: Divulgação/ANS)
De acordo com o prefeito Fábio Henrique, o siri foi escolhido por fazer parte da história do município, que na sua formação era referência em todo estado, devido à grande quantidade de crustáceos no Rio do Sal ou Rio do Siri, como era chamado na época.
“É uma origem histórica. Esse é um símbolo que tem tudo a ver com a cidade de Nossa Senhora do Socorro. Esse é um presente que a prefeitura está dando a todos os socorrenses, sobretudo aos moradores do João Alves”, destacou Fábio Henrique.

Comentários