Prefeitura de Itaporanga instala 24 câmeras de monitoramento para prevenir crimes

A Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda, em parceria com a Polícia Militar de Sergipe, iniciou a implantação do sistema de monitoramento eletrônico de segurança, que conta com 24 câmeras distribuídas em pontos estratégicos da cidade. São câmeras de alta resolução, com boa captação noturna, que alcançam 360 graus.
As imagens coloridas são transmitidas para monitores de alta definição à central, instalada na sede do Pelotão da 1ª Companhia da Polícia Militar, em Itaporanga, e monitoradas por uma equipe treinada. As câmeras gravam o cotidiano, sendo que pessoas e veículos suspeitos recebem atenção especial da polícia quanto à sua atitude.
 Com o objetivo de contribuir mais com a segurança da população, a Prefeitura de Itaporanga implantou, o Programa de Monitoramento por Câmeras 24 horas em parceria com a Polícia Militar. (Foto: Ascom/PMI)

Com o objetivo de contribuir mais com a segurança da população, a Prefeitura de Itaporanga implantou, o Programa de Monitoramento por Câmeras 24 horas em parceria com a Polícia Militar. (Foto: Ascom/PMI)
Para a prefeita Maria das Graças (Gracinha), além de intimidar ações criminosas, o monitoramento eletrônico servirá de prevenção e proteção da população.
“Em Itaporanga, temos nos preocupado bastante com a segurança do nosso povo, e para oferecer mais proteção é que autorizamos a instalação deste monitoramento eletrônico. Tenho certeza que este monitoramento vai exercer efeito intimidativo sobre aqueles que se inclinam à prática de atos infracionais. Além disso, o sistema de câmeras servirá tanto para prevenção quanto para esclarecimento de acidentes”, salienta a prefeita, acrescentando que as câmaras tendem a coibir ações criminosas, como assaltos e furtos.
“O sistema pode coibir assaltos, furtos e outros pequenos delitos, considerando que possibilitará a identificação de criminosos. Em relação a crimes mais graves, como homicídios, as imagens do sistema poderão servir de subsídio para investigações e como provas para a polícia e a Justiça. Esses pontos foram escolhidos, principalmente, em virtude da possibilidade de que haja ilícitos e mesmo na prevenção de delitos patrimoniais”, conclui.
A população de Itaporanga aprovou a instalação das câmeras e elogiou a iniciativa da Prefeitura. A dona de casa Ana Maria Barbosa admite que o monitoramento trará mais tranquilidade à população.
“Eu quero parabenizar a prefeita por ela se preocupar tanto com a segurança do nosso povo, mesmo sabendo que segurança é responsabilidade do Estado. Com essas câmeras eu acredito que as ocorrências de crimes vão diminuir e, com isso, a comunidade se sentir mais segura. Como moradora da cidade, eu aprovo e reconheço o grande esforço que a prefeita vem fazendo para reduzir a violência em nossa cidade”, reconhece a moradora.
Além de inibir ações criminosas, o monitoramento eletrônico 24 horas também tem o objetivo de disciplinar e conscientizar os motoristas a respeitarem a legislação de trânsito.

Informações da Ascom/PMI

Comentários