Governo lança matrícula online e programa de alfabetização

O governador Jackson Barreto lançou na tarde desta terça-feira (22) os portais Escola Educa Mais, Matrícula Online e o Programa Sergipe Ama (Sergipe Alfabetiza Mais). As ferramentas digitais objetivam a melhoria da educação por meio do uso de tecnologia.
Foto: Divulgação / Portal educa mais brasil
Foto: Divulgação / Portal educa mais brasil
A matrícula online é uma ação pioneira que vai facilitar o processo de matrícula tanto para os alunos, quanto para a direção das escolas. A partir de 2016, a matrícula nas 354 unidades de ensino da rede estadual será realizada através da internet. Dessa forma, evitam-se as longas filas que se formavam em frente aos maiores colégios estaduais, oferecendo mais comodidade para pais, alunos e coordenação pedagógica.
Portal Escola Educa Mais
A plataforma apoia a personalização e melhoria da qualidade da educação, por meio do uso de tecnologias educacionais inovadoras, disponibilizando vídeos, infográficos, mapas, simuladores, animações e outros recursos de todas as disciplinas da Educação Básica, do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Será possível personalizar a identidade visual e o banco de Objetos Digitais de Aprendizagem disponíveis, ampliando a relação de cada link com o próprio currículo escolar. Para que professores, gestores, técnicos da secretaria de educação e alunos possam aprimorar a utilização da plataforma, são disponibilizados também materiais de apoio (vídeos, textos e imagens), além de estarem previstos cursos à distância para formação continuada.
Programa Sergipe Alfabetiza Mais
O Programa Sergipe Alfabetiza Mais (AMA) visa a atender ao compromisso do Governo do Estado de Sergipe em alfabetizar e dar condições de continuidade de estudos aos jovens adultos e idosos, promovendo uma educação de qualidade social e reduzindo o índice de analfabetismo em Sergipe. A ação é articulada e intersetorial entre a União, as Secretarias de Estado e/ou órgãos da Administração direta e indireta, municípios e sociedade civil organizada.
O AMA contará com a cooperação entre a Seed e as Secretarias de Inclusão e Desenvolvimento Humano (Seidh), Agricultura (Seagri), Saúde, Detran e Secretarias Municipais de Assistência e Saúde.
Composto por seis eixos (Gestão Político – Administrativa; Gestão Pedagógica; Formação Iniciada e continuada para Alfabetizadores e Coordenadores de Turma; Materiais Didáticos; Avaliação do Processo Ensino e Aprendizagem; Avaliação e Monitoramento do Programa), o AMA contará com cursos modulares, com duração de oito meses, com carga horária semanal de 10 horas, totalizando 320 horas de atividades.


Fonte:Portal G1 SE.

Comentários